Trecho da orla de Santos fecha no domingo para crianças brincarem
Mesmo em uma cidade cheia de espaços públicos, praia e natureza, muitas vezes as crianças ficam de fora das atividades de lazer. Por isso, a Semana Mundial do Brincar em Santos chega anualmente para nos lembrar o quanto é necessário proteger a alegria e o aprendizado da infância.
Neste ano, o tema é “Proteger o encantamento das infâncias”. E tanto a Prefeitura de Santos quanto o Sesc Santos prepararam uma agenda de atividades gratuitas para marcar a data.
Semana Mundial do Brincar em Santos traz maratona de brincadeiras
A abertura da comemoração municipal é no sábado (24 de maio), no Jardim Botânico Chico Mendes. A partir das 9h30, o Ateliê Mamãe Arteira ministra uma oficina criativa de fantoches que une imaginação e sustentabilidade. Em seguida, haverá o espetáculo circense “Bastidores”, da trupe BellaCia.
Os cães terapeutas do Projeto Doutor Pet estarão lá em um circuito inclusivo para os pequenos.
Já no domingo (25 de maio), a avenida da praia fica fechada para os carros com atrações espalhadas ao longo da orla, incluindo oficinas de pintura, circuitos recreativos, contato com a natureza e até uma pequena pista de trânsito para a criançada andar em mini buggies e aprender noções básicas de segurança no trânsito.
Outros espaços que recebem a Semana Mundial do Brincar em Santos são Praça do Aquário, Orquidário, Sesc Santos, UME Regina Altman, Concha Acústica, Centro Rebouças e Lar Feliz – Vila Nova.
Semana Mundial do Brincar no Sesc Santos
Até 1º de junho, o Sesc Santos abraça as crianças de 0 a 12 anos com atividades que ajudam a desenvolver seu potencial. Oficinas, vivências, encontros e apresentações estimulam não só eles, mas também suas famílias e cuidadores, sobre o brincar como linguagem essencial da infância. Afinal de contas, brincar também é resistência e um direito.
Entre os destaques, tem a apresentação do grupo Baque CT, com Brincando no Nordeste. O espetáculo musical interativo resgata brincadeiras, cantigas de roda e dança populares do Nordeste.
Para os bebês, a pedida é o Espaço Sensorial e Lúdico. Lá, eles vão explorar cores, texturas e sons em um ambiente amigável com os educadores do Sesc.
Veja a programação completa no hotsite da Semana Mundial do Brincar no Sesc Santos.
Por que valorizar o brincar como direito?
A Semana Mundial do Brincar em Santos reforça que investir em juventude, cultura e educação local é ter um território mais justo, diverso e inclusivo.
Estudos demonstram a necessidade vital do brincar como um pilar no desenvolvimento cognitivo e social das crianças. De acordo com a American Academy of Pediatrics, o ato de brincar não apenas é essencial para o desenvolvimento saudável do cérebro, mas também para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Brincar expõe crianças a novas situações, ensinando habilidades cruciais como resolução de problemas e interação social.
No Brasil, a Semana Mundial do Brincar começou em 2009, pela Aliança pela Infância. E, em Santos, passou a ser política pública em 2015.
Quer saber das novidades antes de todo mundo? Entre no grupo VIP do Juicy Santos no WhatsApp.