Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Santos Tattoo Festival celebra a arte da tatuagem no Parque Valongo

Música, gastronomia, esportes e, claro, tatuadores de todo o Brasil invadem o Centro Histórico de Santos

Tempo de leitura: 4 minutos

Se a tatuagem já fez (ou faz) parte da sua vida – ou se você é só muito curioso sobre o tema – esse evento vai ser imperdível. O 4º Santos Tattoo Festival rola neste fim de semana (10 a 12 de outubro) de graça no Parque Valongo.

E esse encontro promete movimentar não só os apaixonados pela arte corporal, mas também quem curte música, cultura urbana, gastronomia e esportes.

www.juicysantos.com.br - Santos Tattoo Festival celebra a arte da tatuagem no Parque Valongo

A grande novidade deste ano é a homenagem aos pioneiros da tatuagem no Brasil. Personalidades que ajudaram a consolidar o cenário nacional. Eles pavimentaram o caminho para toda a geração de artistas que veio depois. O festival anuncia essa celebração como um dos seus grandes destaques. Ele reforça a importância da memória e do respeito à tradição. No entanto, não deixa de lado aquele clima de experimentação, diversidade e criatividade tão característico do universo da tattoo.

Evolução da tatuagem: muito além da pele

A história da tatuagem no Brasil acompanha as transformações sociais e culturais do país. E Santos, aliás, tem um papel especial nesse enredo. A cidade foi morada de figuras emblemáticas como Lucky, o pai da tattoo no Brasil, e o japonês Kazuo Ogawa. Conhecido como o “Tatuzinho”, ele, em meados dos anos 1940, já fazia tatuagens para marinheiros do mundo todo no Centro. De “rebelde” a “expressão artística”, a tatuagem foi conquistando respeito, espaço e, principalmente, outras leituras e linguagens. Hoje, os festivais se consolidam como espaços de valorização criativa e conexão entre artistas, público e mercado.

www.juicysantos.com.br - Santos Tattoo Festival celebra a arte da tatuagem no Parque Valongo

Além disso, segundo dados de mercado, o Brasil já figura entre os principais centros de tatuagem do mundo. Isso ocorre tanto em produção quanto em número de profissionais. O setor movimenta feiras, concursos e um circuito cultural próprio. Só para se ter uma ideia, estima-se que o segmento de tatuadores cresça a uma taxa anual de 10% no país, favorecendo eventos como o Santos Tattoo Festival.

Mais de 300 tatuadores, shows e cultura urbana no mesmo espaço

Ao longo de três dias, o Parque Valongo vai abrir espaço para mais de 300 artistas especializados em tatuagem. Eles incluem nomes vindos de diferentes partes do Brasil e da América Latina. Se você sempre quis fazer aquela tattoo exclusiva, é a oportunidade perfeita. Você pode conhecer estilos, conversar com tatuadores e, quem sabe, sair do festival com uma arte novinha na pele.

E não para por aí: o Santos Tattoo Festival expande seu olhar para além da agulha e tinta. Ele também conecta outras linguagens. A programação musical traz bandas como Dead Fish, que encerra o festival no domingo, junto com nomes como Baysideking, Banda Aclive, Equalize, além do rapper Gnoli013 e Kiddz011. Para quem curte batalhas de rima, as Batalhas da Conselheiro também têm vez. Elas garantem aquele calor das competições de rua.

Na arena da arte urbana, destaque para as intervenções de grafite ao vivo, batalha de tintas entre 10 artistas, exposições sensoriais e performances do Coletivo Santista. O espaço “Villarejo” agrega mais de 50 expositores, apoiando a economia criativa local com artigos autorais, decoração, acessórios e outras surpresas.

www.juicysantos.com.br - Santos Tattoo Festival celebra a arte da tatuagem no Parque Valongo

Festival também é sobre comer bem e se mexer

Para quem gosta de explorar o universo dos food trucks e cervejas artesanais, o Tattoo Truck Festival é parte importante da experiência. De lanches a pratos veganos, não vai faltar opção para aquela pausa entre uma programação e outra.

O lado esportivo — novidade desta edição — aparece com o torneio Thai Santos Fight (boxe e muay thai), além das apresentações dos Monstros do Boxe, criando uma ponte entre a expressão corporal da tatuagem e a energia dos esportes de luta. Tudo isso para completar uma experiência diferente no coração de Santos.

Anote: vai ser nos dias 10, 11 e 12 de outubro, das 11 às 23 horas, com entrada FREE no Parque Valongo (Centro Histórico).