Santos perde o babbo Américo Vieira
Ele deixa um legado incrível na Cantina Babbo Americo e no empreendedorismo gastronômico em Santos.
Américo Vieira, fundador da Cantina Babbo Américo, é daqueles nomes que se confundem com a própria memória da cidade de Santos. Se existe um lugar que traduz o espírito familiar e caloroso de Santos, esse lugar é a Cantina Babbo Américo. O salão na Avenida Ana Costa não foi apenas palco para as pizzas de champignon, massas suculentas e um dos couverts clássicos da cidade, mas também de encontros que marcaram gerações de santistas e visitantes.
Falecido no dia 3 de setembro de 2025, sua partida deixa não só familiares e amigos, mas também uma legião de clientes, funcionários e admiradores órfãos do acolhimento, da generosidade e do sabor único que ele imprimiu ao local nas últimas cinco décadas.

Coragem e afeto
Filho de Batalha, em Portugal, Américo chegou ao Brasil ainda jovem. Trouxe na bagagem a paixão pela culinária italiana e um olhar atento para os detalhes.
Em sua trajetória, Américo iniciou como garçom da antiga Cantina Firenze. A partir de 1967, assumiu o negócio com dois amigos, consolidando um dos endereços em Santos mais celebrados até hoje.
Com criatividade, criou pratos à base de ingredientes frescos, como a icônica pizza de champignon, resultado de desafios lançados por universitários locais e ainda hoje responsável por cerca de 40 a 50% das vendas da casa. Seu contato diário com o público consolidou a reputação da cantina, conhecida pelo atendimento próximo e exigente, que transforma cada refeição em celebração.
Ele sempre inovou
Longe de se acomodar, Américo sempre buscou trazer novidades sem romper com o legado. Nos últimos anos, junto com o filho Américo Júnior (e Danilo, que faleceu em 2021 aos 37 anos), incentivou o uso de massa fermentada longa para pães, desenvolveu um vinho da casa, reduziu industrializados do cardápio e investiu em ingredientes selecionados.
A inclusão de pratos vegetarianos e veganos, além dos festivais sazonais, manteve a casa em sintonia com os novos hábitos alimentares, sem perder a essência que conquistou uma clientela fiel. O espaço ampliado para eventos privados e confraternizações tornou a cantina ainda mais movimentada.
Os almoços de domingos e feriados no restaurante eram memoráveis.
Sempre ao lado de boas causas
Uma das marcas do Babbo Américo é o engajamento com causas sociais. O projeto “Gnocchi do Danilo”, que destina parte do faturamento a instituições de Santos e região, homenageia o filho falecido. Américo Júnior, hoje à frente da casa, garante que este é um compromisso permanente: retribuir à cidade todo o carinho ofertado ao longo dos anos.
Se perguntar para qualquer santista, o nome de Américo Vieira estará no imaginário afetivo da cidade. O seu legado vai além dos sabores. Ficará na memória na maneira de acolher, do jeito que ele passava de mesa em mesa cumprimentando todos os clientes e servindo ele mesmo os pratos.