Santos Open Beach Tennis: inscrições abertas e novidades para atletas e iniciantes
Torneio rola na praia do Gonzaga em maio de 2026
Se você já passou pela orla de Santos, sabe o quanto a febre do beach tennis invadiu nossa praia. A paixão da galera por esse esporte não dá sinais de diminuir tão cedo… E, para muitos, o evento que mais simboliza esse movimento é o Santos Open Beach Tennis. Além disso, o campeonato já está com inscrições abertas. Para garantir um lugar em uma das quadras, é bom ficar de olho. Afinal, as vagas costumam voar.
O campeonato rola nos dias 1, 2 e 3 de maio, ali pertinho do Canal 3, e já surpreendeu muita gente. Em menos de três dias, metade das 500 inscrições já tinha sido preenchida. Ou seja, a energia esportiva vai tomar conta do Gonzaga. Se você mora ou visita a Baixada Santista, tem vários motivos para ficar atento(a) a essa agenda.
Foto: divulgação/PMS
Beach tennis: a febre continua crescendo
O beach tennis explodiu no Brasil a partir de 2019, tornando-se uma das práticas esportivas que mais crescem atualmente. Segundo a Confederação Brasileira de Tênis, o número de praticantes saltou de cerca de 50 mil em 2018 para mais de 500 mil em 2023, uma verdadeira onda de raquetes e bolas na areia. E a Baixada Santista acompanha esse ritmo: basta olhar para o número de academias e quadras públicas nas nossas areias.
Além disso, a cidade virou parada obrigatória no calendário nacional do esporte. O clima ameno, a estrutura local e a própria tradição praiana fazem de Santos um ponto estratégico para torneios. E não é só para os atletas profissionais. Desse modo, o público iniciante ou quem joga apenas por diversão também está cada vez mais representado nos campeonatos regionais.
Variadas categorias e espaço para todos
O Santos Open Beach Tennis já está inscrevendo para diversas categorias, incluindo opções para quem nunca entrou em uma competição e para os mais experientes. Dá para se inscrever em até quatro modalidades diferentes. Isso aumenta as chances da galera se desafiar e aproveitar o evento ao máximo.
Funciona assim: tem duplas por idade (feminino e masculino, nas faixas 30+, 40+, 50+ e 60+), categoria individual (Pro/A, B/C e D/Iniciante). Além disso, há duplas por nível (de Pro até Iniciante) e duplas mistas por classe.
Tudo isso pensado para acomodar tanto quem já vive de saque e voleio quanto quem está dando as primeiras cortadas na areia. E não para por aí: durante o evento, quem quiser experimentar o esporte pode participar de aulas gratuitas de iniciação. Além disso, o participante tem direito a empréstimo de material.
Faça sua inscrição
Para quem já está acostumado com o ritmo de campeonato, tem ainda fisioterapia disponível, orientação de nutricionistas (com apoio da Unip), serviço de ambulância, segurança e até um DJ para animar a praia. Tudo gratuito para os atletas inscritos – ou seja, chance de cuidar do corpo enquanto joga e se diverte.