Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Santos Jazz Festival 2025: tudo o que vai rolar no evento

Tempo de leitura: 5 minutos

Vem aí uma viagem eclética pelo jazz, blues e música brasileira. É tempo de Santos Jazz Festival 2025. É aquele festival que a gente ama por trazer múltiplas linguagens artísticas para os espaços públicos, com uma curadoria impecável e que sempre surpreende.

Entre os dias 25, 26 e 27 de julho (sexta-feira a domingo), 13 atrações divididas entre os Arcos do Valongo e a Pinacoteca Benedicto Calixto agitam a cidade.

A 13ª edição do evento tem shows, homenagens, lançamentos e tributos a Elis Regina, Gal Costa (que faria 80 anos em setembro) e Caetano Veloso.

www.juicysantos.com.br - Santos Jazz Festival 2025: tudo o que vai rolar nesse evento incrívelPedro Mariano

O que vai rolar no Santos Jazz Festival 2025

No último fim de semana de julho, para esquentar o inverno caiçara, a Baixada Santista vira o epicentro de uma efervescente cena musical, com nomes nacionais e internacionais com muita música instrumental, brasilidades e diferentes estilos.

E o melhor de tudo? De graça!

Com um lineup representativo da diversidade brasileira, com a presença de artistas negros, LGBTQIAPN+, mulheres e pessoas de todas as gerações, o Santos Jazz Festival se estabelece como uma referência em pluraridade na região.

“O Santos Jazz Festival tem no DNA trazer música boa, artistas renomados e valorizar os nossos músicos locais com o objetivo de democratizar o acesso e ampliar o repertório cultural em nossa região. Por isso, todas as nossas atividades são gratuitas para todos os públicos. O Santos Jazz tem como identidade a promoção da inclusão e o respeito à diversidade. Não por acaso o festival sempre destaca e prioriza a escalação de talentosos artistas negros, mulheres e LGBTQIAP+ na programação de shows do festival, diversidade que também está na nossa plural equipe de produção” diz Jamir Lopes, curador e diretor de produção do festival.

www.juicysantos.com.br - Santos Jazz Festival 2025: tudo o que vai rolar no eventoCatto

Toda a programação do Santos Jazz Festival 2025

São dois dias de shows ao ar livre no Centro Histórico e o domingo com atividades na Pinacoteca Benedicto Calixto.

Confira a programação por dia do Santos Jazz Festival:

Sexta-feira (25 de julho)

Pra abrir os trabalhos, o VDJ Mamuth aquece o público a partir das 18 horas.

www.juicysantos.com.br - Santos Jazz Festival 2025: tudo o que vai rolar no eventoRosa Rosah & Banda

Às 19h, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos faz o concerto de abertura, recebendo Alice Caymmi & Catto para homenagear Gal Costa e Caetano Veloso. Na sequência, o gaitista, cantor e produtor norte-americano Keith Dunn se junta à banda The Simi Brothers, trazendo sua trajetória de mais de 30 anos no blues e soul. Ainda passam pelo palco, na mesma noite, Rosa Rosah & Banda lançando seu novo álbum, Joabe Reis Quinteto com participação de Vanessa Moreno e novamente o DJ Mamuth encerrando a noite.

Sábado (26 de julho)

A maratona musical começa mais cedo.

A partir das 14h, se apresentam VDJ Mamuth, Camerata e Coral do Projeto Guri, Quarteto Prêt-à-porter (com músicos reconhecidos da região) e Americana Jazz Big Band. Às 18h30, Big Chico traz um tributo especial aos 100 anos de BB King.

Ainda tem Ivan Mazuze & Banda (com representantes de Moçambique que transitam entre world music e jazz), a homenagem “Michael in Jazz” com artistas caiçaras revisitanto Michael Jackson em versões jazzísticas e o Marcelo Mariano Quinteto convida Pedro Mariano para fechar o segundo dia.

O Baile Charme Chocolate Chic, com DJ Mamuth e convidados, embala quem quiser continuar até mais tarde.

Domingo (27 de julho)

O clima fica mais intimista na Pinacoteca Benedicto Calixto.

Às 15h, o evento “Cantos & Contos – Elis 80 anos” reúne o jornalista Júlio Maria e a cantora Indiana Nomma, intercalando leitura, bastidores e canções da discografia de Elis Regina, marcando também o lançamento da edição atualizada da biografia “Elis – Nada Será Como Antes”.

O encerramento do Santos Jazz Festival 2025 fica por conta do Theorema Trio e convidados, projeto do músico Theo Cancello.

Por uma boa causa

Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS), é possível contribuir com o “ingresso solidário” no Santos Jazz Festival 2025:  um quilo de alimento não perecível, em homenagem a Herbert José de Sousa, mais conhecido como Betinho. Sociólogo, ativista dos direitos humanos e irmão de Henfil, ele criou o projeto “Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida”.

Betinho e os irmãos foram contaminados pelo vírus HIV nas transfusões de sangue que eram obrigados a fazer periodicamente em função da hemofilia. Betinho faleceu em 1997, aos 61 anos e os irmãos Henfil e Chico Mário em 1988, da mesma doença.

www.juicysantos.com.br - Santos Jazz Festival 2025: tudo o que vai rolar no eventoBig Chico

Música para todos os públicos, pluralidade e intercâmbio musical

Desde 2012, o Santos Jazz Festival se tornou uma das datas importantes do calendário cultural santista.

Já trouxe 240 shows, com mais de mil músicos envolvidos em cerca de mais de 300 horas de música para mais de 100 mil pessoas.

Pelos palcos do Santos Jazz Festival passaram nomes como Hermeto Pascoal, Cesar Camargo Mariano, Egberto Gismonti, João Donato, Família Jobim, Rosa Passos, Banda Mantiqueira, Monica Salmaso, João Bosco e Hamilton de Holanda, entre outros.

É um rolê democrático, acessível e cheio de personalidade. Ou seja, imperdível!

O 13º Santos Jazz Festival tem a chancela de incentivo da Lei Rouanet com patrocínio master das empresas Santos Brasil e Porto de Santos e patrocínio da empresa DP World. A correalização é da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria da Cultura e apoio cultural da Pinacoteca Benedicto Calixto e Sesc Santos. O evento conta também com emendas parlamentares dos vereadores Benedito Furtado, Bruno Orlandi, Cacá Teixeira, Chico Nogueira e Marcos Libório.

Avatar
Texto por

Contato