Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Santos cruza o oceano para festa dos 200 anos da relação entre Brasil e França

Evento destaca a criatividade de Santos em Paris, mostrando as ações culturais que acontecem aqui na cidade.

Tempo de leitura: 4 minutos

Se alguém tivesse dúvidas do potencial criativo de Santos, essa notícia é pra dar ainda mais orgulho do que produzimos aqui. A cultura da cidade ganhou um convite para cruzar o Atlântico com destino à França. Entre os dias 9 e 14 de setembro, Santos será uma das protagonistas da Temporada Brasil-França 2025. Este evento marca os dois séculos de relações diplomáticas entre os países. E promete movimentar a cena artística na Europa – e também aqui na Baixada Santista.

De projetos audiovisuais a bandas formadas na periferia, a capital cultural do litoral paulista vai mostrar que tem muita história (e produção contemporânea) para compartilhar.

www.juicysantos.com.br - Santos cruza o oceano para festa dos 200 anos da relação entre Brasil e FrançaFoto: Nice Gonçalvez

Baixada Santista no cinema internacional: uma construção de décadas

Para entender a dimensão dessa participação, vale lembrar como Santos vem se consolidando como referência cultural há alguns anos, principalmente no audiovisual. Em 2015, a cidade ganhou o selo da Unesco como Cidade Criativa na área de Cinema. Santos entrou para uma seleta lista mundial ao lado de outros polos criativos. Esse título ajudou a atrair eventos, editais e iniciativas de formação. Assim, fomentando uma comunidade ativa entre roteiristas, cineastas e produtores locais.

As parcerias com instituições e o investimento em formação e produção refletem na trajetória de projetos como o Instituto Arte no Dique. Estes têm despontado em importantes eventos. O envolvimento cada vez maior da cidade em intercâmbios culturais, como esse da Temporada Brasil-França, reforça o potencial da Baixada Santista. O objetivo é dialogar com outras culturas e ampliar seu mercado artístico.

www.juicysantos.com.br - www.juicysantos.com.br - Santos cruza o oceano para comemorar 200 anos da relação entre Brasil e França

O que Santos vai mostrar na França durante os 200 anos Brasil-França

No epicentro das comemorações dos 200 anos de relação entre Brasil e França, a economia criativa santista se apresenta de várias formas: rodas de debate, palestras, exibição de filmes e muita música. A missão é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Instituto Arte no Dique. Esta organização nasceu no Dique da Vila Gilda e hoje atende quase 500 pessoas diariamente com oficinas de música, dança, teatro e outras linguagens.

Na agenda, o secretário Rafael Leal participa de encontros com gestores culturais franceses, incluindo uma passagem pela prestigiada Universidade de Sorbonne. A meta é debater políticas públicas e fomento ao setor cultural. Um dos principais focos é destacar os editais e programas que têm apoiado artistas e produções na cidade. Outro destaque é o papel da Santos Film Commission. Há 20 anos, o órgão dá suporte a produções audiovisuais na cidade. Isso torna o município um polo atrativo para quem produz conteúdo no Brasil.

A programação ganha reforço com a exibição de seis curtas-metragens realizados em Santos, todos selecionados pelo Concurso de Curtas, que atualmente chega à terceira edição e já premiou mais de 1 milhão de reais em recursos para novos talentos. Os curtas que vão rodar no evento francês incluem nomes como ‘O Enigma de Miguel’, ‘Noroeste – Quem Nasce Tempestade, Não Tem Medo de Vento Forte’, ‘Expresso São Valentim’, entre outros, todos produzidos por santistas.

www.juicysantos.com.br - Santos cruza o oceano para comemorar 200 anos da relação entre Brasil e França

Da Vila Gilda para Paris

No universo musical, a Banda Querô, formada por jovens moradores das palafitas, leva os ritmos da periferia santista à festa Soirée Brazilian Vibes, em Paris, ao lado de músicos conhecidos nacionalmente. Aliás, a participação dos integrantes do projeto no festival mostra que a cultura gerada nas margens da cidade também alcança os palcos do mundo.

Quem circula por Paris durante a Temporada Brasil-França ainda vai encontrar um pedacinho da cultura brasileira (com acento santista) no tradicional festival Lavage de la Madeleine, cortejo popular que reúne milhares de pessoas e se tornou ponte de contatos entre artistas brasileiros e o público europeu.

Avatar
Texto por

Contato