Santista Simone Matias ilustra obra premiada pela Biblioteca Nacional
A artista Simone Matias segue conquistando destaque no cenário literário nacional. Desta vez, a ilustradora levou o primeiro lugar no tradicional Prêmio Sylvia Orthof de literatura infantil da Biblioteca Nacional em 2024, com o livro Um Gigante tão Pequeno, escrito por Márcio Vassallo e publicado pela Editora Abacatte.
Essa história emocionante nasce de uma narrativa pessoal e tocante.
“Ser irmã do Anselmo é uma história que não me canso de contar Quando eu tinha oito anos, e o Anselmo estava com vinte, corria atrás do meu irmão para ele não botar o dedo na tomada, berrava quando ele espalhava dinossauros pelo meu quarto, e lembrava que o almoço estava na mesa, enquanto ele sujava patos de borracha para dar banho neles e voava num foguete de papelão pelo céu da nossa casa.“, abre o texto.
Sugestões para você
Ao longo das págians, revela memórias de infância que traduzem a complexidade e o amor fraternal. A obra mergulha em reminiscências de uma época em que cuidar do irmão significava protegê-lo, guiá-lo e, ao mesmo tempo, admirar sua singularidade.
O Prêmio Literário Biblioteca Nacional, concedido anualmente desde 1994, representa um dos mais significativos reconhecimentos culturais do país. Dividido em 12 categorias, o prêmio celebra a excelência intelectual das produções brasileiras.
Santista premiada
Com uma carreira sólida na ilustração, que começou em 2006, Simone soma mais de 80 livros publicados. E essa jornada já teve reconhecimentos importantes, como a seleção do livro Tatu-Balão (de Sônia Barros) pelo projeto Leia Com Uma Criança, do Banco Itaú em 2015 e o Selo Distinção Cátedra 10 em 2016 com João, Joãozinho, Joãozito (escrito por Claudio Fragata).
As melhores dicas de Santos e região estão no nosso grupo de Whatsapp
E nós já cantamos essa bola bem antes! Em 2012, mostramos aqui um pouco do trabalho de Simone, que não está somente em obras literárias, mas também em exposições que mostram a versatilidade de seu trabalho.