Rachel Maia fará palestra em Santos
Junho está repleto de eventos interessantes aqui em Santos. No dia 21, foi realizado o encontro de Cidades ODS. Nos dias 26 e 27, é hora da economia azul ser pauta na cidade. E o mês fecha com mais uma edição do evento internacional CreativeMornings Santos (dia 29) e com o ESG Challenge 2024 (dias 29 e 30). Esse último, contará com uma atração de peso em terras santistas: Rachel Maia.
Rachel Maia é, sem dúvida, uma das lideranças femininas mais importantes do mercado brasileiro atual. Uma mulher que alcançou um marco histórico ao se tornar a primeira CEO negra do Brasil, com passagens pelas presidências de empresas como Tiffany & Co Joalheria, Pandora e Lacoste Brasil. Sua nomeação foi um divisor de águas, não apenas por representar um avanço na diversidade corporativa, mas também por inspirar novas gerações a acreditarem em seu potencial e perseguirem seus objetivos com ainda mais determinação.
Nascida na periferia de São Paulo, Rachel desde cedo demonstrou um talento nato para a liderança e o empreendedorismo. Graduada em Ciências Contábeis, com especializações em Harvard e na USP, trilhou uma carreira brilhante em empresas multinacionais como Tiffany & Co., Pandora e Lacoste, onde ocupou cargos de alta liderança. Sua atuação como presidente do Pacto Global da ONU no Brasil demonstra seu compromisso com a construção de um mundo mais justo e sustentável. Através de seu trabalho, ela tem defendido incansavelmente os valores da diversidade, inclusão e responsabilidade social, inspirando empresas e indivíduos a adotarem práticas mais conscientes e éticas.
Além disso, Rachel é CEO e fundadora da RM Consulting, uma empresa de consultoria que busca inclusão, diversidade e equidade. Ela também atua em projetos filantrópicos, como Fundação Maria Souto Vidigal, Projeto Guri e conselheira do Capitalismo Consciente. Também fundou a ONG Capacita-me, com foco na educação de pessoas maiores de 18 anos em situação de vulnerabilidade econômica, para que possam ser empregadas e capacitadas.
Desafio portuário com foco ESG
O evento que terá a passagem de Rachel é o ESG Challenge 2024, que reunirá profissionais de diversas áreas, universitários e desenvolvedores para criar soluções tecnológicas que integram práticas ambientais, sociais e de governança nas operações portuárias.
Esse é o primeiro hackathon da Autoridade Portuária de Santos (APS) e será realizado nos dias 29 e 30 de junho, das 09 às 17 horas, no Parque Tecnológico de Santos. Este é o momento para estudantes, startups, jovens empreendedores e demais interessados em desenvolvimento tecnológico apresentarem soluções inovadoras para desafios reais enfrentados pelo Porto de Santos. O evento abordará temas relacionados ao espectro ESG (ambiental, responsabilidade social e governança corporativa).
Temas propostos
- Soluções para efluentes, resíduos, circularidade e crise climática.
- Detecção e combate ao assédio no Porto de Santos.
- Desenvolvimento de uma plataforma para vagas inclusivas e capacitação.
- Podem participar equipes de 3 a 5 integrantes, incluindo obrigatoriamente, pelo menos, um estudante de ensino superior de uma instituição localizada nas cidades da Baixada Santista. As vagas são limitadas para 8 equipes.
As equipes vencedoras ganharão incubação na Fundação Parque Tecnológico de Santos por 12 meses, apoio do SEBRAE com mentoria mensal, participação em eventos, conteúdo especializado e suporte ao negócio, participação nas reuniões do Manifesto ESG para networking com terminais e agentes portuários além de uma bolsa de Estímulo à Inovação de R$ 36.000,00 para desenvolver a solução durante o período de incubação.
Além do desafio ESG, que é o foco do evento, a APS traz uma extensa programação nos dois dias, totalmente gratuita e disponível para o público em geral, que contempla a palestra com a Rachel Maia, painéis com especialistas, mostra de projetos sociais incentivados por empresas portuárias e atrações culturais e podcasts que vão rolar enquanto tudo isso acontece.
Outros experts
Outros nomes importantes estarão no evento, além da Rachel Maia. Débora Telegisnki e Débora Andrade são dois nomes importantes no mercado portuário, que também foram destaque em um dos nossos projetos, o Lendárias & Portuárias apoiado pela DP World via Promicult. Outro destaque é Jonas Mendes Constante, PHD em estratégia e inovação para portos.
Para inscrições e acesse ao regulamento, acesse o site oficial do evento.