Quer ser voluntário na Baixada Santista? O CVV está procurando
Se você quer fazer a diferença na vida de alguém, essa é uma boa oportunidade de iniciar (ou continuar) um trabalho voluntário na Baixada Santista. O Centro de Valorização da Vida (CVV) está com inscrições abertas para novos voluntários na regional que inclui as cidades de São Vicente e Santos, além de outros municípios do estado de SP.
O que você vai fazer como voluntário do CVV?
- Atender pessoas que precisam de um ombro amigo para conversar, seja por telefone, chat ou e-mail.
- Oferecer escuta acolhedora e sem julgamentos, ajudando as pessoas a lidarem com seus problemas e emoções.
- Ser um ponto de apoio na vida de quem precisa, contribuindo para a prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental.
Quer se inscrever e ser voluntário? Então se liga aqui:
As inscrições ficam disponíveis até o dia 14 de junho no site do CVV. Os candidatos que se inscreverem, mas não conseguirem entrar nas turmas de junho, entram em um banco de dados para futuras oportunidades.
Você pode escolher entre participar do curso de forma presencial ou remota, de acordo com a sua disponibilidade. O processo dura cerca de 3 meses. E tem várias etapas, como a formação, os encontros semanais e um período de estágio supervisionado.
No curso, os participantes recebem treinamento sobre escuta ativa, comunicação interpessoal, prevenção do suicídio e outras áreas importantes para o trabalho voluntário no CVV. Também é uma chance de conhecer pessoas e trocar experiências.
O CVV é uma organização sem fins lucrativos que existe desde 1962 e oferece gratuitamente apoio emocional e prevenção do suicídio. Atualmente, conta com 3.500 voluntários ativos no país, número que não é suficiente, visto que a demanda por ajuda para questões de saúde mental está em alta.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, a taxa de suicídio entre jovens no Brasil cresceu 6% ao ano entre 2011 e 2022, enquanto as notificações de autolesões na faixa etária de 10 a 24 anos aumentaram 29% ao ano no mesmo período. Esses números superam os registrados na população em geral, na qual a taxa de suicídio subiu, em média, 3,7% ao ano e a de autolesão, 21% ao ano no mesmo período.
O atendimento do CVV é gratuito para todas as pessoas que queiram e precisem conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat, 24 horas por dia, sete dias por semana.