Quer parar de fumar? Santos oferece tratamento na rede pública
Parar de fumar é uma das decisões mais desafiadoras que alguém pode tomar. O início é difícil e não é fácil sair do vício. Sem ajuda pode ser mais duro ainda. Mas há esperança e ajuda disponível bem aqui em Santos. O Programa de Atenção Intensiva ao Tabagista já transformou a vida de mais de 2.400 pessoas desde 2014, com 1.086 delas conseguindo abandonar definitivamente o cigarro.
O tabagismo é uma epidemia global que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mata mais de 8 milhões de pessoas todos os anos. Estudos revelam que é extremamente prejudicial não apenas para quem fuma, mas também para as pessoas ao redor, expostas ao fumo passivo. No Brasil, são milhares os que sofrem com doenças relacionadas ao tabagismo, como câncer de pulmão, doenças cardíacas e respiratórias. Mais ainda: o tabaco é um fator de risco conhecido para complicações sérias na gravidez e saúde mental debilitada.
Grupo para parar de fumar em Santos: como funciona?
Com uma abordagem multidisciplinar que inclui apoio psicológico, medicamentos quando necessário e, principalmente, o suporte de quem enfrenta o mesmo desafio, o programa prova que é possível vencer este vício.
Em encontros nas policlínicas de Santos, os participantes têm acesso a rodas de diálogo e sessões de sensibilização sobre os danos do tabaco para saúde.
São 7 encontros ao longo de três meses. Todo ano, 3 turmas se iniciam.
A equipe avalia a necessidade de cada paciente conforme sua demanda. Caso seja necessário, também pode haver ajuda de medicamentos, com fornecimento gratuito pelas unidades da Secretaria Municipal de Saúde.
Aqui tem mais notícias sobre Santos e região
Vejas as policlínicas em Santos que oferecem tratamento para fumantes
- Embaré
- Bom Retiro
- Campo Grande
- Estuário
- Gonzaga
- Marapé
- Martins Fontes
- Monte Cabrão
- Morro José Menino
- Vila Mathias
- Valongo
Novos grupos começam em breve nas unidades José Menino/Pompeia, Rádio Clube, Gonzaga, Valongo e Vila Mathias. Para se inscrever, basta ir até a policlínica com um documento com foto e comprovante de residência em Santos. E não precisa morar especificamente no bairro.
Quer saber das novidades antes de todo mundo? Entre no grupo VIP do Juicy Santos no WhatsApp.