Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Quem é Débora Camilo, vereadora de Santos mais votada em 2024

Coragem para quebrar barreiras e reescrever narrativas na política santista. Ao conversar com Débora Camilo, vereadora do PSOL, me emocionei ao enxergar a esperança que mais de 8 mil pessoas – inclusive eu – depositaram nela, a vereadora mais votada para a Câmara de Santos nas eleições de 2024.

www.juicysantos.com.br - Quem é Débora Camilo, vereadora mais votada da Câmara de Santos em 2024

Em seu segundo mandato, Débora se firma como um símbolo de resistência, representatividade e esperança para moradores que não se enxergam nos representantes tradicionais das cadeiras do Legislativo. Mesmo assim, ela vai enfrentar uma batalha das boas a partir de 2025. A maior bancada da Câmara Municipal de Santos ficou com o Partido Liberal (PL), com quatro cadeiras, seguido pelo PP, com três. O PSOL de Débora tem apenas ela como representante (fora os suplentes).

Mas Débora não se intimida com o desafio e terá a simbólica missão de presidir a primeira sessão da Câmara, no dia 1º de janeiro de 2025.

Sugestões para você

A simbologia deste momento não poderá ser subestimada quando olhamos o cenário político e social da cidade.

Quem é Débora Camilo

Mulher negra, mãe e avó solo, Débora transforma sua própria história de vida em combustível para uma atuação política que coloca a periferia no centro do debate.

Com 8.016 votos nas eleições de 2024, ela se tornou a vereadora mais votada de Santos, consolidando um mandato que já era reconhecido pela sua combatividade e proximidade com o povo.

www.juicysantos.com.br - Quem é Débora Camilo, vereadora mais votada da Câmara de Santos em 2024

Moradora do bairro Macuco, Débora conhece na pele os desafios enfrentados pela população. Sua trajetória não é construída nos gabinetes, mas nas ruas, nos serviços públicos e nas lutas sociais.

Advogada de formação e dirigente do PSOL, ela transformou seu mandato em um instrumento de transformação social.

Agenda propositiva

A atuação aguerrida da parlamentar nos últimos 4 anos foi marcada por projetos que impactam diretamente a vida das pessoas. Entre suas iniciativas, estão a distribuição de absorventes, a garantia de intérpretes de libras para gestantes, propostas de Renda Básica Municipal e gratuidade no transporte em dias de eleição.

Com seu time, propôs 40 projetos que demonstram um compromisso real com políticas públicas inclusivas.

Débora não apenas coloca esses temas em pauta na Câmara, mas fiscaliza, cobra e está sempre presente nos equipamentos públicos, ouvindo as demandas da população.

“Um vereador ou vereadora não trabalha apenas para quem votou nele ou nela, e sim para a cidade toda, até para atender às demandas de quem não depositou seu voto em mim”. 

O diferencial do mandato de Débora está na sua horizontalidade. Recebe a população em seu gabinete sempre. Sua ouvidoria está aberta, seu WhatsApp (13) 99709-1987 recebe sugestões e denúncias, e suas redes sociais funcionam como canais diretos de comunicação com a população.

Enfrentamento

Sua postura não deixa dúvidas: Débora é uma voz firme contra o projeto neoliberal e bolsonarista. Votou contra aumentos de salários para vereadores e prefeito, foi a única a se opor ao Plano Diretor que permitia a venda de áreas de moradia popular e lutou incansavelmente contra a Reforma da Previdência.

www.juicysantos.com.br - Quem é Débora Camilo, vereadora mais votada da Câmara de Santos em 2024

Sua eleição com um número tão expressivo de votos tem um simbolismo potente: essa mulher negra, periférica, de esquerda, ocupa um espaço historicamente dominado por homens brancos e ricos.

“É muito significativo porque tem uma simbologia forte de representação”, afirma a própria Débora.

Citando uma frase de Luiza Erundina como norte – “A esperança é revolucionária” – Débora segue comprometida com as lutas feministas, raciais e de direitos humanos. Seu objetivo não é apenas representar, mas transformar.

“Quero ser a portadora de boas novas”, diz ela, “porque é a luta coletiva que dá possibilidade para as pessoas. A vitória jamais virá de forma individual”.

Com Débora, Santos ganhou não apenas uma vereadora, mas um movimento de resistência e transformação social.