Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Projeto troca coleta de resíduos por diversão nas ondas de Santos

Se você mora ou está visitando o litoral, vale conhecer o SurfLimpeza!

Tempo de leitura: 5 minutos

Cansado de ver lixo na praia? O artista plástico e educador ambiental Daniel Frank Tomaz teve a ideia perfeita para mudar esse cenário — e ainda te dar um empurrãozinho para entrar no mar!

E olha só que maravilha, desde 2017, o projeto SurfLimpeza propõe uma troca simples e, o melhor de tudo, eficiente: você dedica 30 minutos coletando resíduos na areia, promovendo a coleta de resíduos em Santos, e ganha outros 30 minutos de diversão com uma prancha de surf ou stand up paddle!

Assim, essa iniciativa divertida e engajadora funciona na Praia do Boqueirão e já se consolidou como uma baita referência em ações ambientais aqui na Baixada Santista, especialmente no que diz respeito à coleta de resíduos em Santos. É a prova de que cuidar do planeta pode ser, literalmente, uma onda!

Troca consciente

A mecânica é direta e acessível para todos os públicos, facilitando a coleta de resíduos em Santos.

“Emprestamos uma prancha de surf ou stand up para quem coletar 30 minutos o lixo de praia em troca 30 minutos com a prancha em uma atividade recreativa, além de uma grande dose de educação ambiental”, explica Daniel.

Ao chegar no ponto do SurfLimpeza, o participante recebe orientações e parte para a coleta. Depois do trabalho voluntário, a recompensa vem na forma de diversão nas águas santistas. Essa estratégia tem se mostrado especialmente eficaz com o público jovem.

Resíduos viram amuletos

Mas o diferencial do projeto vai além da limpeza imediata. Daniel transforma parte dos resíduos coletados em pequenas esculturas.

“Reutilizamos uma parte dos resíduos coletados transformados em amuletos com o formatos de animais marinhos e pontos turísticos, onde usamos uma resina transparente onde se observa o resíduos dentro de cada arte”, conta o educador ambiental.


Essas criações funcionam como lembretes tangíveis do impacto do descarte incorreto. Ao mesmo tempo, demonstram possibilidades da economia circular, onde resíduos ganham nova vida e significado.

Desafios ambientais em Santos

A cidade litorânea enfrenta desafios complexos relacionados aos resíduos marinhos — e infelizmente isso não é nenhuma novidade. Por isso, a coleta de resíduos em Santos torna-se uma ação essencial.

“Hoje observamos que os resíduos encontrados vem de diversas fontes: saneamento básico (esgoto), sistema portuário, indústria, consumo no ambiente de praia, além o que é transportado pelas correntes marítimas”, analisa Daniel.


Essa realidade reforça a importância de projetos de limpeza de praia contínuos e educativos, especialmente em uma cidade cercada por água como Santos.

Apoio que faz a diferença

Há 1 ano e 9 meses, o SurfLimpeza opera oficialmente como CNPJ, mantendo suas ações graças ao suporte de empresas como Volcafe, Transbrasa e Fourtrade. Associações locais também abraçaram a causa: a AEAS (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos) e a ACMD (Associação Comunidade de Mãos Dadas) são parceiras estratégicas.

Desse modo, esse apoio do segundo e terceiro setor garante estrutura, regularização e continuidade das atividades na orla santista.

Expansão

Daniel não esconde a ambição de expandir o projeto.

“Vamos em busca da expansão do projeto com passos firme e organizados. A cidade merece em cada canal na orla de Santos um ponto SurfLimpeza ofertando atividade esportiva, social e cultural”, projeta.

Para isso, o projeto aposta em novas parcerias com o poder público e universidades. A ideia é crescer com qualidade e impacto em cada nova frente de atuação, ampliando ainda mais a coleta de resíduos em Santos.

Educação ambiental nas ondas

Mais do que recolher detritos, o SurfLimpeza promove reflexão sobre hábitos de consumo e descarte. Na verdade, cada participante sai da experiência com maior consciência sobre o impacto individual no ecossistema marinho.

Em uma cidade como Santos, cercada por praias e canais, essa educação ambiental se torna ainda mais urgente e necessária.

Além disso, a ação continuada do projeto serve como um lembrete visual e constante para a comunidade. Ao transformar o microlixo em arte, o SurfLimpeza demonstra, de maneira criativa, o potencial de recuperação e valorização do que antes era visto apenas como resíduo. Essa visibilidade inspira a adoção de práticas sustentáveis que vão além da areia e alcançam o dia a dia de cada morador.

Bora!

Se você mora ou está visitando Santos, vale conhecer o projeto na Praia do Boqueirão. Afinal, é uma oportunidade de contribuir para praias mais limpas enquanto experimenta esportes aquáticos gratuitamente.

Portanto, a iniciativa cumpre um duplo papel: o da preservação ambiental imediata e o da oferta de lazer inclusivo. O incentivo do surfe ou do stand up paddle transforma o trabalho de limpeza em uma experiência divertida e acessível, derrubando barreiras e atraindo novos voluntários a cada edição.

Ou seja, a visita ao “SurfLimpeza” é um convite direto à ação e ao lazer consciente. É uma forma simples e recompensadora de interagir com o mar, garantindo que o legado de praias limpas seja mantido para as futuras gerações, reforçando o espírito comunitário e de responsabilidade ambiental que a cidade de Santos tanto valoriza.

Vitor Fagundes
Texto por

Contato