Projeto conta as histórias de Praia Grande para preservar a memória da cidade
Como três praiagrandenses se uniram para preservar a memória de PG nas redes sociais.
Muita gente acha que nada acontece na Praia Grande e que é uma cidade sem grandes histórias. No entanto, isso está longe da verdade. Afinal, um projeto local vem provando exatamente o contrário nas redes sociais.
O projeto Histórias de Praia Grande, fruto da parceria entre a página Praia Grande na Tela e o historiador Cláudio Sterque, está revolucionando a forma como moradores e turistas conhecem o passado da cidade, que já soma 58 anos de emancipação.

Foto: Fernando Billão
Uma ideia que ganhou forma
A ideia nasceu da união de três talentos locais: Fernando Billão, influenciador e administrador do perfil Praia Grande na Tela; Giovani Medeiros, produtor audiovisual e Cláudio Sterque, historiador dedicado à pesquisa e preservação da memória da cidade.
A partir dessa parceria, surgiu a proposta de transformar as narrativas históricas em conteúdo audiovisual, gravando nos locais originais e utilizando imagens de arquivo para ilustrar os acontecimentos.
Para isso, o processo criativo envolve reuniões para escolher os temas e criar roteiros detalhados. Depois disso, tudo vira vídeo e publicação nas páginas Praia Grande na Tela e Histórias de Praia Grande.
Objetivos ambiciosos para o futuro
O projeto vai muito além das redes sociais. Segundo Fernando:
“Nosso objetivo é transformar essas histórias em um curta ou até um longa-metragem.”
Além disso, a equipe também pretende exibir esse conteúdo em espaços culturais da cidade, como o Palácio das Artes e praças públicas. Dessa forma, será possível aproximar adolescentes, turistas e até moradores antigos da própria história.
Preservar a memória local é fundamental. Muitos moradores não conhecem a rica história de Praia Grande, mesmo quando ela ainda fazia parte de São Vicente. Há muito mais para contar e descobrir do que se imagina.
Uma década de dedicação à cidade
Fernando administra a página Praia Grande na Tela há mais de 10 anos, sempre com a missão de mostrar um lado positivo da cidade e fortalecer a autoestima dos praiagrandenses. Assim, a união com Cláudio e Giovani foi um passo natural, que ampliou o alcance e o impacto do projeto.
A experiência digital de Fernando, o conhecimento histórico de Cláudio e a técnica audiovisual de Giovani garantem conteúdos de qualidade sobre a história da cidade.
As Histórias que Eles Contam
Entre os temas já abordados, estão o tsunami na Praia Grande, o bombardeio no Canto do Forte e até um fenômeno climático raro. Em 9 de agosto de 1948, a temperatura chegou a 0,8 ºC, trazendo icebergs com pinguins e leões-marinhos para o Canto do Forte.

De acordo com Cláudio, os animais foram recolhidos por empresários da pesca e levados para um terreno na Avenida Costa e Silva. O lugar virou atração turística, recebendo visitantes de São Paulo e Santos. No entanto, um dia, alguém abriu o cercado e roubou todos os animais.
Para quem odeia frio, uma boa notícia:
“Em quase 70 anos, esse fenômeno nunca mais ocorreu”, tranquiliza Cláudio.
Se você gosta de curiosidades sobre Praia Grande, siga o Juicy PG no Instagram.