Pedágio da Anchieta-Imigrantes aumenta de novo e segue o mais caro do país
Subir e descera Serra do Mar não é só um bate e volta com paisagens bonitas. É gastar quase R$ 40 por viagem em um trajeto que leva menos de uma hora.
O Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), principal ligação entre a capital paulista e a Baixada Santista, volta a surpreender os motoristas com mais um reajuste. A partir de 1º de julho de 2025, o pedágio mais caro do Brasil passa a custar R$ 38,70 por veículo de passeio.
O aumento é de 5,16%.
Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), os reajustes seguem as regras contratuais e levam em conta a recomposição inflacionária dos últimos 12 meses, baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de maio de 2024 a maio de 2025. Além disso, a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado (SPI) aplicou medidas cautelares para mitigar desequilíbrios econômico-financeiros em sete trechos concedidos para a iniciativa privada.
Outros pedágios administrados pela Ecovias na região também terão reajustes:
- a Rodovia Cônego Domênico Rangoni passará de R$ 17,20 para R$ 18,30 (6,39% de aumento)
- a Padre Manoel da Nóbrega, de R$ 10,20 para R$ 10,90 (6,86% de aumento)
O aumento de pedágio da Anchieta-Imigrantes nos últimos 10 anos
Desde 2015, o valor do pedágio no Sistema Anchieta-Imigrantes apresentou crescimento constante, acompanhando reajustes inflacionários e contratuais.
Há 10 anos, a taxa para veículos de passeio estava em torno de R$ 26,20, tendo passado para R$ 27,40 em 2019 após reajuste anual baseado no IPCA. Nos anos de 2020 e 2021, o valor manteve-se estável em patamares próximos, mas ainda acima da média nacional. Já em dezembro de 2022, o pedágio sofreu um reajuste de 10%, saltando para cerca de R$ 33,80.
Em 2023, novos aumentos levaram o valor a R$ 35,30, e, em 2024, para R$ 36,80 após reajuste de 4,25%.
Agora, em 2025, o valor chega a R$ 38,70. Isso faz do SAI o pedágio mais caro do país.
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Esse aumento do pedágio vem com explicações como o esforço para manter a qualidade da via e garantir investimentos contínuos em infraestrutura. No entanto, quem trafega diaramente pela região e paga pedágio da Anchieta-Imigrantes sabe que pesa muito no bolso.
O SAI é composto por duas rodovias principais: a Rodovia Anchieta (SP-150) e a Rodovia dos Imigrantes (SP-160). A Anchieta conta com aproximadamente 55,9 km e a Imigrantes, cerca de 58,5 km. Além disso, o sistema conta com interligações e outras rodovias, como as já citadas Cônego Domênico Rangoni e a Padre Manoel da Nóbrega.
Justificativa
A concessionária Ecovias destaca que, nos últimos 27 anos, investiu mais de R$ 10 bilhões nas rodovias sob sua gestão.
Para 2025, prevê obras como a pavimentação do trecho do Planalto da Imigrantes (km 11 ao 30) e da Baixada (km 60 ao 70), além do início de intervenções entre os km 30 e 40 da serra da Imigrantes, com conclusão estimada para 2026.
Aproximadamente 70% da malha viária do SAI já recebeu revitalização estrutural. E ainda restam 625 km para fazer até dezembro de 2026.
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