Parque dos Morros em Santos: veja como agendar sua visita
Esse é o mais novo e maior parque da cidade, com 290 mil metros quadrados de área preservada e muita biodiversidade.
Esse é o maior espaço verde da cidade e você que ama ficar perto da natureza vai querer conhecer. O Parque dos Morros é o mais novo parque da cidade e já chega de forma impressionante. São 290 mil quilômetros quadrados de área preservada e 4 trilhas com vegetação nativa da Mata Atlântica bem aqui na nossa ilha.
Ou seja, pra quem pensa que Santos é só praia, veio aí mais uma opção de lazer incrível na Baixada Santista.
O que é o Parque dos Morros e onde fica?
O Parque dos Morros se espalha pelos morros do Marapé, Caneleira, Nova Cintra, José Menino e chega até o Voturuá, em São Vicente, se ligando ao Parque dos Mangues.
O maior parque de Santos é um verdadeiro respiro de verde, biodiversidade e história para a região dos morros e, especialmente, para a cidade.
Santos segue uma tendência global dos chamados “parques conectados” que une conservação ambiental, ecoturismo e uso público, especialmente em regiões de vulnerabilidade social. Aqui na região, há o projeto de ligar o Portinho ao Parque da Cidade, em Praia Grande.
Um levantamento do Instituto Escolhas de 2022 mostra que ampliar áreas verdes urbanas contribui para a redução da temperatura nas cidades, para a retenção de água da chuva (auxiliando no controle de enchentes) e para a conexão de moradores com a natureza. E isso quer dizer que há impactos também no bem-estar da população, inclusive psicológico.
Mais do que preservar, é preciso regenerar
A história do Parque dos Morros é de transformação e preservação, uma visão absolutamente necessária em tempos de crise climática.
Sua criação envolve um novo olhar do poder público para um espaço antes invisível e inutilizado. Antes, pertencendo a uma só família, o local onde hoje fica o Parque dos Morros sofria com desmatamento, descarte ilegal de resíduos e pressão imobiliária. Como resultado de um trabalho de quase 4 anos de negociações, a Prefeitura investiu na compra e abrir para o público.
E não é só isso. Sua existência vai ajudar na regeneração da vegetação e na circulação segura de espécies animais já mapeadas, incluindo cerca de 100 tipos de aves.
Agora, além de passeios, vai acontecer um trabalho conjunto de preservação e uso sustentável, inclusive com participação de monitores ambientais treinados gratuitamente pelo Senac.
Além das quatro trilhas, o parque servirá como laboratório para projetos educacionais e recebe a EcoEscola Jornalista e Professor Dirceu Fernandes Lopes, trazendo a pauta da sustentabilidade para mais perto dos moradores da cidade.
Como visitar o Parque dos Morros em Santos?
A partir de 1º de agosto de 2025, você pode agendar sua visita monitorada para o Parque dos Morros.
Os passeios acontecem às quartas, sextas e sábados pela manhã, das 7 às 11 horas. Para garantir a vaga, basta reunir um grupo de 5 a 15 pessoas e enviar o nome completo dos participantes, além do RG ou CPF, para o e-mail [email protected].
Não é possível fazer as trilhas por conta própria.
Os roteiros, sempre acompanhados por monitor ambiental, variam de 45 minutos a até 3 horas, dependendo do preparo e vontade do grupo.
É aquela chance de conhecer de perto trilhas ecológicas, ouvir sobre a flora e fauna dos morros e ver de perto iniciativas de recuperação ambiental da região. Fica o aviso: a trilha não é pet friendly, você tem que ir de calçado fechado e levar água ou uma fruta para repor as energias.