Observatório Litoral Sustentável
Crescimento socioeconômico aliado à preservação ambiental – só assim que a nossa região vai conseguir melhorar nos próximos anos. O incêndio histórico do último mês provou o quanto precisamos pensar nisso…
Para articular o poder público e a comunidade para buscar a implementação das ações das agendas de Desenvolvimento Sustentável nas 13 cidades do litoral de SP, o Instituto Pólis lança o Observatório Litoral Sustentável nesta quarta-feira (29 de abril) na Baixada Santista e no dia 6 de maio (Litoral Norte).
Esse primeiro encontro será às 17h30, na Câmara Municipal de São Vicente.
Composto por grupos formados por representantes de entidades da sociedade civil e do poder público e por integrantes do instituto, o projeto dará suporte para que medidas estabelecidas pelo projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social, ativo nos últimos 4 anos, sejam realizadas pelos governos, auxiliando na qualificação para captação de financiamentos.
[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=Wv4WY35OwMM”]
Este novo instrumento vai acompanhar e medir a implementação de políticas públicas prioritárias nas nove cidades da Baixada Santista e nos quatro municípios do Litoral Norte pelos próximos dois anos.
Desde 2011, o grupo tem feito um diagnóstico em diversas áreas, por meio de um levantamento e cruzamento de dados que deram origem a um raio X das cidades e da região, evidenciando carências e potencialidades neste momento de transformação econômica.
A partir deste diagnóstico, as equipes do projeto elaboraram entre 2013 e 2014, em conjunto com a sociedade civil e o poder público, agendas municipais e regional com ações visando garantir que esta fase de desenvolvimento da Baixada e do Litoral Norte seja equilibrada e inclusiva, em segmentos como habitação, meio ambiente, saúde, turismo, educação, mobilidade, etc.
Para saber mais, visite o site do Litoral Sustentável.