O que você quer para a cultura santista nos próximos anos?
Até o fim do mês de janeiro, o movimento cultural de Santos passa por um momento muito importante: a elaboração do Plano Municipal de Cultura.
Estão acontecendo reuniões em diferentes pontos da cidade (hoje tem, aliás!) para ouvir o que a população, os artistas e os agentes culturais querem para a cultura santista nos próximos 10 anos. Essas reuniões servem para apresentar e tirar dúvidas sobre o Plano Nacional de Cultura e dar ferramentas para a formação do documento em nível municipal. A ideia é que o plano seja construído horizontalmente junto com a sociedade civil.
Se você gosta ou quer se envolver em Teatro, Música, Audiovisual, Artes Plásticas e outras representações artísticas, compareça e ajude a debater nosso futuro como pólo de vanguarda que a cidade sempre foi.
Veja abaixo as datas e locais dos encontros e participe:
Mais informações com Sandra na Secult: (13) 3226-8000.
Agrega Cultura
Durante a reunião do Conselho Municipal de Cultura, que elegeu a comissão de organização do PMC, surgiu um movimento de artistas, produtores e agentes culturais de diferentes segmentos, denominado Agrega Cultura.
No grupo, estão Karla Lacerda e Pedro Norato, do Tescom, Theo Cancello, Plínio Soares, Wylmar Santos, Mariza Freitas (da Cavalo de Praia), Marcia Abbud (Agregarte Produções), Danilo Nunes, Marcio Barreto (Percutindo Mundos), Maristela Sild, Ludmilla Correa, Juliana Bordallo, André Nunes, Alexandre Cruz, entre outros.
Segundo seus integrantes, “busca os sentidos da palavra Agregar (somar, adicionar): os segmentos culturais, as artes, os conhecimentos e crenças com o intuito de enriquecer o discurso e as ações através das divergências e das opiniões formando uma só corrente, forte e firme em busca de levar a Cultura como prioridade nas políticas públicas e sociais.”
De acordo com nota divulgada pelo movimento:
“Desde o início de 2014, produtores e artistas de música, teatro, artes visuais, literatura, cultura popular, cinema, entre outros da região, vem se encontrando para debater projetos e políticas públicas para cultura. Um movimento em crescimento, que passou por encontros em diversos polos. Algumas conquistas vêm acontecendo e outras estão por vir. O momento é Agregar. Agrega Cultura é o caminho para o fortalecimento cultural e unificação dos segmentos.”