O que Santos precisa em 2026 e como você pode influenciar as prioridades da cidade
Dos dias 1º ao dia 11 de abril de 2025, você vai poder influenciar nos gastos e finanças futuros da cidade de Santos. Como? Dando seu “palpite” no 01 para 2026 e dos próximos anos também.
Até dia 11 de abril, qualquer morador da cidade pode enviar suas sugestões para como o dinheiro da administração municipal será gasto no próximo ano. Ou seja, boa oportunidade para ter uma ação na definição de prioridades que transformem a comunidade.
É educação que mais precisa? Saúde? Infraestrutura? Agora é a hora de fazer a prefeitura de Santos ouvir suas demandas.
Além disso, no dia 14 de abril de 2025, às 18 horas, acontece uma audiência pública no Centro Administrativo (Rua Dom Pedro II, 25 – térreo, Centro), que também está disponível online.
A previsão é que o Orçamento de Santos para 2026 totalize cerca de R$ 5,8 bilhões.
Por que compartilhar ideias no Orçamento Participativo?
Mecanismos que fomentam a participação cidadã no processo de planejamento financeiro e a alocação de recursos são fundamentais para a manutenção da democracia e o direito à cidade.
Cada sugestão enviada tem o potencial de mudar para melhor vários aspectos de morar em Santos. Além disso, o processo transparente garante que as necessidades reais da população sejam atendidas de maneira eficaz e justa.
As diretrizes e prioridades definidas influenciarão a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Plano Plurianual (PPA), estabelecendo a fundação financeira da cidade para 2026.
A Santos de 2026 e a cidade dos próximos quatro anos
A LDO é um instrumento de planejamento que estabelece as prioridades de gastos, normas e parâmetros para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Já o PPA é um planejamento de médio prazo, realizado por meio de lei, em que são identificadas prioridades para o período de quatro anos e os investimentos de maior porte.
As ideias e reivindicações da população seguem para avaliação de viabilidade técnica, operacional e orçamentária.
Como sugerir no Orçamento Participativo 2026 de Santos
Basta acessar este link.