Clique aqui e confira também nosso tema da semana

O que faz das Sereias da Vila um ícone do futebol feminino?

As Sereias da Vila não são apenas o time feminino do Santos FC. As “meninas da Vila” se tornaram uma verdadeira referência quando se fala de futebol feminino no Brasil. Criadas em 1997, as meninas têm uma trajetória de muito brilho e conquistas que fazem qualquer santista se orgulhar.

O time surgiu com o objetivo de dar mais visibilidade e incentivo para o esporte. E, desde o início, as Sereias mostraram a que vieram. Foram pioneiras em um cenário que ainda começava a se estruturar no país e logo começaram a conquistar títulos importantes, como Libertadores da América e um Campeonato Brasileiro, colocando o Santos no topo do futebol feminino.

sereias-da-vila

As Sereias icônicas 

Se a história das Sereias tem um mar de conquistas, precisamos lembrar de grandes jogadoras que passaram por lá e ajudaram a escrever esse capítulo. Entre as mais memoráveis, estão:

  • Marta: Simplesmente ela, a rainha do futebol. Marta passou pelas Sereias, fez parte das conquistas da Libertadores em 2009 e 2010 e se tornou um ícone do esporte mundial.
  • Cristiane: Outra lenda do futebol feminino, Cristiane brilhou com a camisa das Sereias e é uma das maiores jogadoras da história do clube.
  • Formiga: Uma das atletas mais respeitadas do futebol mundial, também vestiu a camisa do Peixe e fez história por lá.

Conquistas

As Sereias da Vila trilharam um caminho cheio de conquistas que reforçam a tradição do futebol feminino no Santos Futebol Clube. O time já brilhou em competições nacionais e internacionais, acumulando títulos que orgulham qualquer santista.

Entre os principais troféus, as Sereias conquistaram o bicampeonato da Copa Libertadores da América (2009 e 2010), o bicampeonato da Copa do Brasil (2008 e 2009), o tetracampeonato do Campeonato Paulista (2007, 2010, 2011 e 2018) e o título do Campeonato Brasileiro em 2017.

Como posso me tornar uma Sereia da Vila?

O Santos FC não possui uma escolinha exclusiva para meninas, mas é um clube totalmente inclusivo. Isso significa que qualquer menina interessada pode participar das aulas junto com os meninos, em turmas mistas.

No que diz respeito às categorias de base, não há seletivas para as categorias inferiores. No Sub-20, a maioria das jogadoras vem de outros clubes. No entanto, no ano passado, o Santos realizou uma peneira e algumas meninas da região passaram a integrar o time.

Outra porta de entrada para o clube é a peneira da Federação Paulista de Futebol. Eventualmente, o Santos observa esse processo e recruta jogadoras que se destacam.

Fique de olho e acompanhe essa história de perto. Quem sabe você não é a próxima promessa a vestir a camisa alvinegra?

Acompanhe as meninas pelas redes sociais @sereiasdavilaoficial.

Valentina Tilly
Texto por