Clique aqui e confira também nosso tema da semana

O porto vai à escola: alunos de Santos aprendem sobre relação porto-cidade

Estudantes de escolas públicas vão ter contato com a importância do porto-cidade em Santos por meio de um projeto lúdico.

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você é de Santos, já deve ter ouvido falar (ou pelo menos sentido os efeitos) de morar na cidade com o maior porto da América Latina. Seja pelo trânsito, pelas oportunidades de trabalho ou por aquela imagem das enormes embarcações recortando o horizonte. O gigante do comércio exterior impacta o cotidiano de quem vive por aqui. Mas quanto você (ou seus filhos, netos, sobrinhos) realmente sabe sobre o que acontece ali? Uma nova iniciativa busca mudar essa relação de “vizinhança distante” e aproximar o porto das salas de aula municipais.

A ideia é simples: traduzir a rotina portuária para um formato acessível, divertido e, por que não?, inspirador para alunos e educadores da rede pública de Santos. Afinal, tem muita história, curiosidade e até desafio envolvido nessa história de Porto-Cidade.

www.juicysantos.com.br - relação porto-cidade - camila genaro - o porto vai à escola

Uma relação que vai muito além dos navios

O Porto de Santos completou em 2025 seu 133º aniversário operando de forma oficial. Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, só em 2024, passaram mais de 162 milhões de toneladas de cargas pelo cais santista. São cargas de café (sim, ainda é muito) a carros, soja e eletroeletrônicos. Elas movimentam uma economia que sustenta milhares de empregos diretos e indiretos em toda a Baixada Santista.

A relação entre porto e cidade, no entanto, nem sempre é simples. Há impactos positivos, como a geração de renda, turismo e desenvolvimento. O outro lado da moeda envolve desafios: trânsito, poluição, conflitos urbanos, temas muito discutidos por aqui e que devem ter, cada vez mais, espaço na educação, promovendo uma visão crítica para as futuras gerações.

E é assim que nasce o “Educação Portuária”, conectando a rotina dos navios ao cotidiano das juventudes.

A iniciativa quer valorizar a identidade local ao criar conexões reais entre sala de aula, porto e cidade.

Educação Portuária: o que é o projeto?

A partir de 1º de setembro, 10 escolas municipais na Zona Noroeste, nos Morros e Centro de Santos vão participar da jornada.

Cerca de 1.000 alunos do Ensino Fundamental vão participar da jornada, que inclui:

  • Roda de histórias com a contadora Camila Genaro: de forma lúdica, ela leva curiosidades, fatos históricos e “causos” sobre o porto para garotada e educadores.
  • Material exclusivo: os alunos vão receber uma cartilha ilustrada, e os professores, uma apostila feita especialmente para apoiar o tema em sala de aula. A autoria visual é do designer Christian Jauch.
  • Visita virtual: inovando na experiência, as turmas terão óculos 3D em mãos para um passeio digital por dentro do Porto de Santos, seus terminais, movimentação de cargas e até simulação de navegação no canal – tudo produzido pela Release Eletrônico.
  • Concurso cultural: no fim, vem a chance de transformar aprendizado em prêmio. Os estudantes vão criar textos ou imagens sobre o Porto-Cidade. Os mais criativos ganham um tablet novinho.

www.juicysantos.com.br - relação porto-cidade

Muito além da “aula expositiva” tradicional, a ideia é envolver as crianças de um jeito participativo, levantando debates sobre o papel do porto em suas vidas, as oportunidades envolvidas e os impactos que precisam (e podem!) ser discutidos.

A realização é da Marco Zero Conteúdo, com patrocínio da Autoridade Portuária de Santos (Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal), Prefeitura Municipal de Santos, Extecil Santos e Self Logística.

Avatar
Texto por

Contato