Santos abre novo abrigo para pessoas em situação de rua
Perto de completar dois meses de isolamento social, Santos vai ganhar um novo abrigo para pessoas em situação de rua. O objetivo, de acordo com a divulgação, é ampliar o acolhimento e a proteção social da população em situação de rua durante a pandemia.
O equipamento fica na Vila Nova (Rua Conselheiro Saraiva, 13/15) e tem 50 vagas disponíveis. Além disso, oferece um canil.
Novo abrigo para pessoas em situação de rua em Santos
Em funcionamento a partir do próximo domingo, 17 de maio, o abrigo é o sexto da cidade. No total, conta com mais de 260 vagas disponíveis a partir de agora.
Imagem: Divulgação
Inicialmente, o serviço tem 180 dias de prazo, já que foi viabilizado em caráter emergencial e em parceria com a Organização da Sociedade Civil Vidas Recicladas. O valor total do convênio soma R$ 501 mil.
O local recebeu adaptações para que as pessoas acolhidas tenham acesso a:
- Espaços de higiene para cuidados pessoais;
- Alimentação;
- Guarda de pertences;
- Orientação e encaminhamentos relacionados à rede de serviços locais;
- Acesso a documentação pessoal.
Toda a estrutura tem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
O encaminhamento para o Serviço de Acolhimento Institucional será feito como ocorre com os demais abrigos: pelo Serviço de Abordagem Social e pelo Serviço Especializado em Pessoas em Situação de Rua, ambos ligados ao Centro Pop, a porta de entrada para o direcionamento da assistência.
Cuidados em tempos de pandemia
Além do novo abrigo, outros cuidados estão sendo tomados na cidade.
Tais como, por exemplo, restrição do fluxo diário de entrada e saída de pessoas estranhas aos serviços, restrição de saídas desnecessárias, especialmente dos idosos e de outros grupos de risco, evitar aglomeração de pessoas em refeitórios, quartos e outros espaços, observando a recomendação de distância de pelo menos um metro entre camas e pessoas, além da limpeza e higienização sistemáticas destes ambientes.