Novas Etec e Fatec na Zona Noroeste devem ficar prontas em 2027
Santos vai ganhar mais oportunidades de educação profissional e tecnológica. Uma nova Etec e uma Fatec na Zona Noroeste estão em vias de se tornarem realidade.
Mais opções de formação em Etec (Escola Técnica Estadual) e Fatec (Faculdade de Tecnologia) fora do eixo da orla são um pedido antigo da comunidade de Santos. E, mais especificamente, dos moradores das áreas Central, Intermediária e Continental.
Após o Governo do Estado confirmar o repasse, em maio de 2024, ainda havia dúvidas sobre onde seriam as unidades. Moradores da ZN e outros setores da população se uniram para reivindicar o pólo de educação. E a notícia boa é que, em setembro de 2024, a Prefeitura de Santos autorizou a doação de um terreno para a construção, por meio do Diário Oficial.
O que isso significa? A população ganha mais opções para se qualificar em várias áreas do conhecimento. Embora os cursos ainda não tenham sido selecionados, a administração municipal sugeriu a oferta de nível técnico de Enfermagem, Meio Ambiente, Eventos e Logística, além de tecnólogos em Gestão Ambiental e Construção Civil.
Onde serão a Etec e a Fatec na Zona Noroeste
Elas ficarão na Praça Maria Coelho Lopes, 328, no bairro Santa Maria. O local, que antes abrigava a UME Professor Waldery de Almeida, vai se transformar em referência na democratização do ensino profissionalizante e tecnologia. A gestão será do Centro Paula Souza.
A responsabilidade pela reforma e construção, que deve se estender até 2027, é da Prefeitura de Santos, com investimento de R$ 40 milhões do Governo de SP.
Além de 25 salas de aula, o imóvel deverá contar com laboratórios, biblioteca, quadra poliesportiva e até um auditório para 140 pessoas.
A estimativa é atender cerca de 1.200 alunos (700 por período) nas novas Etec e a Fatec na Zona Noroeste.
Vem pra comunidade do Juicy Santos pra receber as melhores dicas sobre Santos e região
Com essa novidade, Santos vai entrar para um clube exclusivo. Será a única cidade, além da capital paulista, a ter mais de uma Fatec, e a segunda no estado a contar com três Etecs. Atualmente, mais de 2.400 alunos estudam nas Etecs Aristóteles Ferreira e Dona Escolástica Rosa, e outros 2.600 na Fatec Baixada Santista – Rubens Lara.