Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Nova Vila Belmiro: entenda tudo sobre o projeto

Será possível renovar o estádio do Santos FC sem impactar o entorno de um dos bairros mais queridos da cidade?

Tempo de leitura: 4 minutos

No coração de um dos bairros mais icônicos de Santos, as ruas tranquilas contrastam com o fervor da paixão dentro do ‘alçapão’ Urbano Caldeira. Conhecido como Vila Belmiro, o estádio que é cenário de memórias inesquecíveis e emoções vividas por várias gerações de torcedores está prestes a mudar. Uma nova Vila Belmiro vem aí.

Mas como essa mudança vai impactar o território santista?

O Santos FC, em parceria com a WTorre, apresentou um projeto ambicioso que promete ampliar a capacidade do estádio e trazer uma infraestrutura moderna com o objetivo de acompanhar as exigências do futebol atual e atender melhor a torcida. Na segunda-feira (14 de julho), uma audiência pública com os moradores do bairro aprovou o projeto que agora seguirá para análise da Prefeitura de Santos.

www.juicysantos.com.br - Nova Vila Belmiro - entenda tudo sobre o projeto
Foto: Carlos Nogueira/PMS

A proposta da nova Vila Belmiro vai trazer modernidade sem deixar de lado o charme do bairro, que possui casas com arquitetura típica dos anos 1930 e 1940. Ainda assim, a ideia de alterar um dos maiores símbolos da paisagem urbana de Santos, palco de partidas históricas de Pelé e momentos marcantes do futebol brasileiro, gerou debates entre a torcida, que se dividiu entre o apego à tradição e a necessidade de evolução.

Foto: Santos Futebol Clube

O novo estádio custará cerca de R$ 600 milhões, ficará no mesmo local da atual e terá capacidade para 30.040 pessoas, em uma área de 71 mil m². Ou seja, quase dobrando da capacidade da Vila, que tem 16.068 lugares.

O projeto também prevê a construção de um estacionamento subterrâneo com 265 vagas. A expectativa do presidente do clube Marcelo Teixeira e da construtora é de que as obras comecem ainda em 2025 e durem 3 anos.

O acordo com a WTorre não altera o naming rights do estádio, que possui um contrato de 10 anos com a Viva Sorte, empresa de capitalização que batizou o espaço de Vila Viva Sorte por R$15 milhões por ano.

Acordo com a WTorre

O contrato entre Santos FC e WTorre terá duração de 30 anos. Durante esse período, ambos farão a gestão do estádio, dividindo as receitas de jogos e eventos. Além disso, uma novidade será a presença de shows dentro do local com maior frequência, semelhante ao que ocorre no Allianz Parque, em São Paulo.

Lembrando que a Vila foi palco de grandes artistas, como Xuxa, Menudos, Luan Santana, Charlie Brown Júnior e, mais recentemente, da dupla Henrique e Juliano.

Como a nova Vila começou?

Em abril de 2021, a WTorre apresentou um projeto financeiro da nova Vila Belmiro para o Conselho do Santos. Logo no mês seguinte, realizaram uma reunião para mostrar o primeiro esboço do projeto, que inicialmente tinha capacidade para 25 mil torcedores. Ainda no mesmo ano, o então presidente Andres Rueda expressou sua preocupação com os custos dos materiais e com as taxas de juros. Com isso, o projeto deixou de ser atraente para potenciais investidores na época.

O Santos FC e a WTorre seguiram discutindo as possibilidades do projeto. Posteriormente, com a entrada do presidente Marcelo Teixeira e a volta do príncipe da Vila, Neymar Jr., a ideia ganhou mais força entre a torcida do alvinegro praiano.

Efeito Neymar

Depois de uma temporada na segunda divisão, a volta do ídolo reacendeu a chama santista. Os jogos do Santos passaram a atrair os olhos de todos os brasileiros, a demanda dos ingressos aumentou e a Vila Belmiro se tornou pequena.

O Santos, que enfrentava problemas para a captação de recursos, passou a atrair patrocinadores e contar com uma renda maior de ingressos. O clube alcançou a marca de 70 mil membros no Sócio Rei, esgotando a categoria Black do programa, e as buscas sobre o time a internet aumentaram em 500%. A discussão sobre a construção de um novo estádio caiu na boca da torcida, para aproveitar a crescente popularidade.

No dia 20 de fevereiro de 2025, Neymar Pai, que auxiliou no projeto do novo CT do Santos na Praia Grande, colocou em pauta um possível estádio em Cubatão. Alguns torcedores, como Mano Brown, defendem que o Santos deveria jogar em São Paulo, onde se encontra uma parcela considerável da torcida. O único consenso é que o time precisa se modernizar, acompanhando a cidade, para reencontrar as glórias do passado e fazer jus à sua história.

Avatar
Texto por

Contato