Nova passarela facilita caminho no terminal de cruzeiros de Santos
Cerca de quatro mil pessoas vão usar esse trecho todos os dias – entre turistas tirando selfie antes do embarque e trabalhadores portuários que ralavam pra atravessar na raça
Se você já passou pela região do Terminal Marítimo de Passageiros em Santos, especialmente nos dias de embarque, sabe como o movimento aumenta. Junto com ele, os desafios para atravessar ruas e trilhos em meio ao vai e vem de turistas e trabalhadores do porto também crescem. Pois bem, às vésperas da temporada de cruzeiros 2025/2026, uma novidade promete dar um respiro para quem circula por ali. Agora tem uma nova passarela de acesso ao terminal de cruzeiros de Santos. A estrutura já está aberta para uso e deve impactar diretamente quem chega, sai ou trabalha na área.
A passarela interliga o terminal Concais ao Largo de Outeirinhos. Ela cruza a linha férrea e a Perimetral, duas barreiras para o pedestre em pleno polo portuário. Isso significa, na prática, travessias mais seguras e confortáveis. Essas melhorias beneficiam não só os turistas dos navios, mas também milhares de trabalhadores portuários.
Foto: Dougy Gomes/PMS
Como chegar ao terminal de cruzeiros de Santos pela passarela
Batizada de Passarela da Santa, em referência à imagem de Nossa Senhora de Fátima que fica em frente ao terminal, a estrutura tem cerca de 300 metros de comprimento. O investimento veio como contrapartida do contrato da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS). Ele atingiu aproximadamente R$20 milhões.
Mas o que muda na prática? A passarela conta com rampas acessíveis, cobertura metálica, iluminação reforçada e até uma entrada intermediária, facilitando o acesso tanto para quem chega tirando aquela selfie antes do embarque quanto para quem trabalha nas áreas portuárias próximas.
Estima-se que quatro mil pessoas cruzem o trecho todos os dias.
Não só isso: a ciclovia do entorno também foi revitalizada, integrando ainda mais os modos de transporte do pedaço.
O equipamento resolve um antigo gargalo. Antes da abertura, os pedestres precisavam atravessar a linha férrea e a Avenida Perimetral na raça, muitas vezes esperando o trem passar ou desviando de caminhões pesados. O risco era real. Agora, o acesso ao terminal de cruzeiros de Santos é protegido da primeira à última etapa do trajeto.
É preciso aumentar o esforço da integração porto-cidade
O terminal Concais funciona desde 1998 e é considerado um dos mais importantes da América Latina. Mas, apesar de todo potencial, o embarque tinha uma etapa pouco prática. Atravessar trilhos e avenidas movimentadas não era só um contratempo. Era também uma barreira de fato para pessoas com mobilidade reduzida, idosos, crianças e quem carrega bagagens volumosas.
Com a chegada da temporada 2025/2026, a expectativa é de 133 escalas de 14 navios diferentes entre 26 de outubro e 19 de abril de 2026. A nova passarela de acesso ao terminal de cruzeiros de Santos entrou em cena nesse contexto, não só focando no turista, mas também garantindo mais dignidade e segurança para quem rala diariamente no Porto, que representa boa parte dos empregos formais da Baixada.
O bairro do Outeirinhos, conectado pela passarela, é tradicionalmente o coração logístico do porto santista.
Esperamos que essa seja uma entre tantas iniciativas a conectar porto e cidade. Afinal, quem mora em Santos sabe que convivência nem sempre foi fácil, mas toda melhoria é bem-vinda para quem faz esse caminho todos os dias.
Foto: Raimundo Rosa/PMS
Cruzeiros marítimos em Santos
Não é de hoje que o terminal de cruzeiros de Santos faz história no embarque de passageiros no Brasil. Só para ter ideia: na temporada passada, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, a cidade respondeu por cerca de 60% de todos os embarques do país. Foram R$1,5 bilhão movimentados na economia da região. Mais de 40 mil empregos foram gerados entre vagas diretas e indiretas. Esses números mostram o quanto o turismo náutico cresceu na última década, puxando também investimentos em infraestrutura e serviços ligados ao setor.
E o fluxo só tende a aumentar. Isso porque Santos é, ao lado do Rio de Janeiro, o principal destino portuário do Sudeste para navios de cruzeiro. Com a elevação da procura, inclusive por parte de estrangeiros, obras como a nova passarela de acesso ao terminal de cruzeiros de Santos acabam se tornando urgentes para melhorar a mobilidade, segurança e até a primeira impressão de quem visita a cidade.