Tudo sobre a nova entrada de Santos e o viaduto recém-inaugurado
Na última sexta-feira (14 de agosto), a nova entrada de Santos foi inaugurada.
Nós assistimos à live no Facebook da Prefeitura e, automaticamente, pensamos: será que estamos diante de uma referência ao jogo Mário Kart?
Piadas à parte, a entrega do viaduto finalmente aconteceu e tem bastante gente querendo saber o que, de fato, a obra mudou e quais benefícios a estrutura trará.
A nova entrada de Santos começou em 2013
Quando um convênio entre os governos municipal, estadual e federal foi assinado.
De acordo com este convênio, os três governos teriam obrigações a serem cumpridas no projeto da nova entrada de Santos. Como objetivos principais dessa tríade, estavam:
- Desafogar o típico trânsito da entrada da cidade;
- Combater as enchentes nos bairros ao redor das avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima.
Segundo o acordo assinado, apesar de se comunicarem, as obrigações de cada administração poderiam ser feitas separadamente e sem impactar o conjunto da obra.
A Prefeitura de Santos ficou responsável por construir o viaduto na entrada da cidade, uma ponte sobre o Rio São Jorge, pela melhoria na infraestrutura dos bairros próximos e também a construção da Avenida Beira Rio.
Já o Governo Estadual assumiu três viadutos: Anchieta, Alemoa e Piratininga. E o Governo Federal ficou responsável por construir o viaduto entre a Anchieta e o Porto de Santos.
No total, o projeto teve um orçamento total estimado em R$ 700 milhões.
O viaduto recém-inaugurado custo R$ 23 milhões
A obra, executada em cerca de um ano e meio, faz parte da terceira etapa do projeto nova entrada de Santos. E é uma das entregas da Prefeitura.
Intitulado viaduto Paulo Gomes Barbosa, em homenagem ao prefeito de Santos entre 1980 e 84, a estrutura tem forma de curva e 471 metros de extensão. Fica no encontro das avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima com a Rodovia Anchieta.
De acordo com a divulgação, o objetivo da novidade é acabar com o trânsito da região.
Além disso, também foram feitas obras para melhor escoamento das águas da chuva, com oito quilômetros de novas tubulações, como destaca o arquiteto Wagner Ramos.
“Houve um grande investimento em drenagem. Incorporamos os projetos do programa Santos Novos Tempos que contemplavam o leito da Avenida Martins Fontes, com implantação de galerias e tudo o que estava previsto no projeto, incluindo intervenção em moradias subnormais da Vila Alemoa para conduzir as águas pluviais de forma mais adequada ao Rio São Jorge”.
Se você pegar o viaduto, lembre-se: tem fiscalização eletrônica por lá. O radar fica próximo à subida e a velocidade máxima permitida é de 40km/h. O equipamento eletrônico também fiscalizará o tráfego de caminhões (acima de 2 eixos).
Homenagem ao Santos FC é outra novidade
Além do viaduto, sexta-feira também rolou a inauguração de um monumento em homenagem ao Santos Futebol Clube. Trata-se de uma escultura no formato de uma camisa número 10 do time. Em alusão ao ‘rei’ Pelé.
O monumento possui cerca de 6,50 metros do chão até a parte mais alta da escultura. A camisa, de 3 metros de altura e 1,5m de largura, foi feita em chapa de aço tratada com jateamento. A obra vem com a assinatura do arquiteto Carlos Prates.
Apesar destas novidades, novos serviços da entrada de Santos ainda serão executados por meio dos governos estadual e federal. Entre eles estão, por exemplo, uma estação elevatória e a reestruturação do sistema de drenagem sob a linha férrea, em direção ao Rio Lenheiros.