CET-Santos lança “Movimento Faixa Viva” para pedestres e motoristas
Foi lançado no último dia 10 de maio, a campanha “Faixa Viva” em Santos. O objetivo é conscientizar motoristas que a travessia do pedestre é prioridade e o braço estendido é o símbolo da campanha.
“O Faixa Viva não é uma campanha de trânsito, mas um movimento que resgata valores, como o respeito e a cortesia no trânsito, e que deve ser multiplicado espontaneamente para outras cidades da região, a partir da mudança de postura de motoristas e pedestres”, destacou o presidente da CET, Rogério Crantschaninov.
Santos já vem reduzindo o número de vítimas fatais no trânsito. Em 2000, foram registradas 73 mortes. No ano passado, mesmo com o aumento da frota de veículos – no total são 272.139 – o índice caiu para 51. “Com o novo movimento, queremos diminuir ainda mais o número de acidentes”, destacou o presidente da CET.
O movimento teve uma ação bastante criativa da Prefeitura e da CET-Santos (Companhia de Engenharia de Tráfego). Em frente ao Shopping Balneário, 4 jovens vestidos como os Beatles reviveram a famosa capa do disco Abbey Road, em que o grupo atravessa uma faixa de pedestres. Com o lançamento da campanha, agentes da CET iniciaram a distribuição de 70 mil panfletos da Faixa Viva para a orientação de pedestres e motoristas na região do Gonzaga.
O braço estendido é o símbolo do Faixa Viva. Para solicitar a travessia em uma faixa sem semáforo, o pedestre deve agir da seguinte maneira: ainda na calçada, estenda o braço com a palma da mão virada para os veículos. Quando os carros pararem, realize a travessia de forma segura.
A divulgação será ampla nos próximos três meses e contará com muitas ações nos rádios, TVs, cartazes espalhados pela cidade e nos meios de transporte. Além disso serão distribuídos cerca de 35 mil adesivos e 500 bottons aos munícipes. Também serão colocados 100 banners com a mensagem do movimento nos Centros de Formação de Condutores.
Texto por Gisele Esteves Prado (Gi Prado)