Mangia! Festa Italiana de Santos vai rolar no Parque Valongo
Além de estandes de comida típica, a programação tem shows, feira de economia criativa e área kids.
O Centro Histórico de Santos vai virar um verdadeiro pedacinho da Itália neste fim de semana. No sábado e domingo (16 e 17 de agosto), o Parque Valongo recebe a 2ª Festa Italiana de Santos.
Essa é uma celebração da presença marcante dos imigrantes italianos na cidade. A estreia aconteceu em 2024, quando se comemorou os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Depois do sucesso, ela entrou na agenda novamente – para nossa alegria.
Com entrada gratuita e programação que vai do meio-dia às 20 horas, o evento promete reunir boas opções para quem gosta de boa comida, música ao vivo, cultura e experiência para todas as idades. E tudo isso com entrada gratuita.
Além dos tradicionais pratos típicos de várias regiões da Itália, a festa traz estandes gastronômicos, bandas itinerantes, área kids, feira criativa, literatura e vários espaços para circular com família e amigos.
Se liga só: vai ter ônibus grátis a partir do Gonzaga e Zona Noroeste. Os embarques são nos seguintes ponteos:
- próximo ao Hotel Atlântico (lado Ana Costa), das 12h às 17 horas
- em frente Centro Cultural da Zona Noroeste (Av. Afonso Schimidt s/nº) – Sambódromo -, das 12h às 17h.
Os ônibus de retorno saem da Praça Mauá, das 14h às 20h.
Sabores da Itália na Baixada
Se você é desses que não resiste a uma boa gastronomia, vai curtir o passeio. Cada estande da festa homenageia uma direção da “Bota”, com pratos representando regiões como Sicília, Toscana, Calábria, Piemonte, Lazio e Veneto. São restaurantes e instituições locais responsáveis pela curadoria, oferecendo desde massas frescas, risotos, antepastos, vinhos, gelatos e claro, aquele café especial.
E toda essa variedade faz link direto com o que se encontra em mercados e cantinas clássicas do Centro, muitos deles com décadas de tradição.
Esses são os estandes de comida da Festa Italiana de Santos
- Società Italiana di Santos (Sicília)
- Babbo Américo (Puglia)
- Cantina di Lucca (Toscana)
- Cantina Liliana (Basilicata)
- Nonna Casa Italiana (Salerno)
- Osteria Santos Sabores (Lazio)
- Porto Gelato (Molise)
- Rei do Café (Vêneto)
- Santo Afonso Massas (Lombardia)
- Sapori della Nonna (Calábria)
- Vinhos e Tais (Piemonte e Emilia-Romagna)
Além das delícias, a programação cultural inclui shows ao vivo, banda itinerante, feira de economia criativa com expositores de produtos artesanais, área kids com brinquedos infláveis e até maquiagem infantil.
Para dar aquela pitada literária, o escritor santista Ronaldo Andrade participa de rodas de conversa com o lançamento do seu livro em italiano.
O Parque Valongo e a história dos imigrantes
Local simbólico, o Parque Valongo foi um dos pontos de desembarque dos imigrantes entre os séculos 16 e 19. Caminhar por ali durante a 2ª Festa Italiana é, também, revisitar parte da história da cidade. Com acesso facilitado por passarelas revitalizadas e programação para todos os públicos, a festa acaba sendo uma porta de entrada para a memória local além do óbvio.
A herança italiana em Santos e região
É impossível ignorar a influência da cultura e da gastronomia italiana em Santos e em toda a Baixada Santista. Uma pesquisa da Secretaria Municipal de Cultura de Santos, em parceria com a Universidade Santa Cecília, levantou que aproximadamente 40% da população santista tem raízes italianas, fruto dos fluxos de imigração que marcaram o porto, principalmente entre o final do século 19 e começo do 20.
Os italianos trouxeram hábitos, festas religiosas, receitas e sua língua, que ajudaram a formatar a identidade local.
Festas típicas como a Festa Italiana de Santos ajudam a manter vivas essas tradições. Além disso, são um convite para moradores e turistas explorarem o patrimônio cultural do centro da cidade.
Vem ver as atrações culturais da Festa Italiana de Santos
Palco principal
Sábado (16 de agosto)
- 12h – Missa de abertura com padre Paolo
- 12h30 – Cerimônia oficial com autoridades
- 13h às 13h30 – Grupo Sinfônico POP Arte Viva, com Maestro Amilson Godoy e Lucas Degasperi
- 13h30 às 14h30 – Lucas Degasperi: Il Cuore che Canta
- 15h às 16h30 – Via Mari + Nino Fornaro: Itália Antiga & Pop Atual
- 17h30 às 19h30 – Leonardo Ribeiro: Il Giro d’Italia
Domingo (17 de agosto)
- 12h às 13h30 – Sergio de Rosa e Banda
- 14h às 15h30 – Ricardo Bombarda e Teclados
- 16h às 17h30 – Harmomusical: Vivo per Italia
- 18h às 19h30 – Tributo a Eros Ramazzotti, com Enzo Schiani
Atrações paralelas
- Atração itinerante – Banda Guzella: sábado e domingo, das 13h30 às 16h, circulando entre o Bulevar XV de Novembro e o Bulevar Aéreo.
- ARMAZÉM 4 – Área Kids (sábado e domingo)
12h às 19h – Brinquedos infláveis
14h às 18h – Escultura de balões com Juka Balões
14h às 18h – Maquiagem infantil - Feira Feito em Santos Valongo: sábado e domingo, das 12h às 20h, com expositores locais de produtos artesanais e autora
- Conversa Literária com o jornalista e escritor santista Ronaldo Andrade, autor do livro La donna sul treno, versão em italiano de A mulher do comboio, publicado originalmente em Portugal.
Sábado: das 12h às 18h
Domingo: das 14h às 19h
Quer saber das novidades antes de todo mundo? Entre no grupo VIP do Juicy Santos no WhatsApp. E não esqueça de ver nossa agenda de eventos na Baixada Santista.