Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Livro de pesquisadora de Santos destaca diversidade em HQs

Dez anos de luta por diversidade viraram livro com co-autoria de Daniela Marino

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já pensou em quantas vozes diferentes cabem em uma história em quadrinhos? Pois essa pergunta guiou dez anos de trabalho de um coletivo brasileiro – e virou tema de livro com DNA santista. A pesquisadora santista Daniela Marino, conhecida no universo das HQs por seu olhar aguçado para temas de gênero e diversidade, vai lançar um livro que reúne essa trajetória.

“Quadrinhos, Diversidade e Insurgência” celebra a primeira década do site Mina de HQ, referência nacional por colocar em destaque o trabalho de mulheres, pessoas trans e não-binárias nas histórias em quadrinhos.

www.juicysantos.com.br - Livro de pesquisadora de Santos destaca diversidade de gênero nas HQs

O lançamento oficial será na sexta-feira (12 de dezembro) na Livraria Megafauna, em São Paulo, mas a novidade tem um sabor todo especial para quem mora na Baixada Santista. Afinal, é mais um exemplo de talentos da região marcando presença na cena nacional.

A proposta do livro é tanto um registro histórico quanto um convite para novas leituras dos caminhos trilhados por quadrinistas de diferentes regiões do Brasil.

Mosaico de vozes nos quadrinhos: por que diversidade importa?

Se engana quem pensa que o universo dos quadrinhos é feito só de super-heróis de capa clássica. O segmento se reinventou e, nas últimas décadas, passou a incluir temas sociais, novas estéticas, narrativas autorais e, claro, uma preocupação crescente com representatividade.

Uma pesquisa do Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP aponta um aumento significativo na produção de HQs independentes por mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ no Brasil na última década.

A presença de talentos diversos na criação, publicação e crítica de quadrinhos tem ampliado o alcance desse meio. É o caso, por exemplo, do sucesso de nomes como Laerte Coutinho e Angeli, que abriram espaço para novas gerações.

Só que, mesmo com avanços, ainda há lacunas: mulheres cis e pessoas trans continuam sub-representadas em parte do mercado editorial brasileiro. Levando isso em conta, livros como o de Daniela, contribuem para traçar um panorama mais plural e incentivar leitores e profissionais a refletirem sobre inclusão.

www.juicysantos.com.br - Livro de pesquisadora de Santos destaca diversidade de gênero nas HQs

Como nasceu a Mina de HQ

Quem já acompanha quadrinhos nacionais talvez conheça a Mina de HQ.

O projeto surgiu de uma inquietação: por que tão poucas artistas ganham espaço na mídia e nos eventos do setor? Respondendo a isso, desde 2015 o site virou referência ao mapear, divulgar e analisar produções de autoras brasileiras, pessoas trans e não-binárias. Em celebração aos dez anos dessa trajetória, Dani Marino e Gabriela Borges assinam uma obra que mistura manifesto, memória e reflexão.

O livro Quadrinhos, Diversidade e Insurgência traz uma costura de relatos, ilustrações e análises sobre representatividade dentro e fora das páginas. A publicação tem projeto gráfico de Vânia Medeiros (da Conspire Edições), revisão de Juliana Cury Rodrigues e capa criada pela quadrinista Helô D’Angelo, outro nome em ascensão na cena nacional. Quem comprar o livro ainda leva um pôster exclusivo de brinde.

Durante o lançamento, além das autoras, a mesa de conversa terá mediação da jornalista Tatiana Vasconcellos, da CBN, prometendo uma troca de ideias sobre os desafios e as conquistas de quem trabalha pela diversidade nos quadrinhos brasileiros.

Da Baixada Santista para os grandes palcos do país

Daniele Marino tem uma trajetória consolidada: é doutora pela USP, coautora do premiado “Mulheres e Quadrinhos” (vencedor de dois troféus HQMIX), já participou de grandes eventos como a Comic Con Experience (CCXP) e é referência quando o assunto é pesquisar e divulgar HQs feitas por mulheres.

Avatar
Texto por

Contato