Jardim Botânico: coração verde de Santos terá corrida ao ar livre
Se você ainda não conhece a biodiversidade e a história do Jardim Botânico Chico Mendes, prepare-se para se apaixonar ainda mais por esse pedacinho da cidade. Pela primeira vez, no dia 20 de julho (domingo), o parque vai receber uma corrida, a Forest Run.
E essa prova será uma experiência única, em que cada passada conecta os atletas com quase um século de amor à natureza e conservação ambiental em meio a 90 mil metros quadrados de muito verde.
Muita história pra contar
O cenário do percurso da Forest Run carrega quase 100 anos de história em suas trilhas e árvores.
O parque começou em 1925 como um simples “Horto Municipal” ao lado da Santa Casa. Mas foi só em 1973 que se mudou para o local atual, no Bom Retiro. Em 1994, virou oficialmente Jardim Botânico, ganhando o nome do herói ambiental Chico Mendes.
O nome presta homenagem ao ativista ambiental Francisco Alves Mendes Filho, assassinado em 1988 e conhecido mundialmente por sua luta em defesa da Amazônia e dos direitos dos seringueiros.
O jardim funciona como um verdadeiro “berço verde” de Santos, sendo o local de onde saem todas as mudas utilizadas na arborização urbana municipal. Esta função estratégica faz do espaço não apenas um local de contemplação, mas um centro de produção vital para a manutenção da cobertura vegetal urbana da cidade.
O que tem no Jardim Botânico de Santos?
Como já falamos, são 90 mil metros quadrados com um acervo vivo de mais de 300 espécies vegetais, organizadas em 20 coleções botânicas. Entre elas, existem espécies da Amazônia, da Mata Atlântica, árvores de madeira de lei, um palmeto com 65 espécies de palmeiras e espécies em extinção, criando um verdadeiro mosaico da flora brasileira.
Quem curte observação de aves precisa conhecer a famosa Torre de Observação. Com 22 metros de altura, ela permite avistar mais de 90 espécies de aves que sobrevoam a região.
Depois de suar a camisa no Forest Run, que tal aproveitar em família o primeiro playground totalmente acessível da Baixada Santista? As crianças vão pirar na fonte interativa com luzes de LED (funciona de terça-feira a domingo das 10h às 12h, 14h às 16h e 17h às 18h).
Além disso, há uma academia pública ao ar livre com 13 equipamentos.
Onde nascem as árvores de Santos
Sabia que todas as mudas que embelezam Santos saem do Jardim Botânico? O local é literalmente o “berço vegetal” da nossa cidade. Então, quando você estiver correndo pela Forest Run, lembre-se que esse é o coração verde de Santos.
Uma das coisas mais legais do Jardim Botânico é o “Programa Quem Colhe Planta”, que mantém 86 canteiros de hortaliças cuidados por mais de 17 grupos de voluntários. Os participantes podem levar metade da produção do cultivo, promovendo agricultura urbana sustentável. Por lá, também costumam rolar oficinas ambientais de plantio e compostagem.
E olha só que curioso: o parque abriga uma “árvore VIP”. Tem um pau-brasil plantado pelo Rei Pelé em 2002, no ano do pentacampeonato brasileiro.
Forest Run, a primeira prova de corrida no Jardim Botânico de Santos
Imagina só: correr entre mais de 300 espécies de plantas e em clima de aventura em um cenário lindíssimo.
A Forest Run terá um percurso de 3,3 km, com largada e chegada no Jardim Botânico Chico Mendes. Haverá também distâncias para crianças, com baterias separadas por gênero e ritmo. Portanto, um trajeto acessível tanto para iniciantes quanto para atletas mais experientes.
A estrutura do evento conta com postos de hidratação, equipe de apoio e ambulância para garantir a segurança de todo mundo.
As inscrições estão abertas até 11 de julho de 2025, com valores a partir de R$ 95 para adultos e R$ 75 para crianças. O kit do participante inclui camiseta, número de peito, chip de cronometragem e medalha, e deve ser retirado no Juicyhub, em Santos, na véspera do evento.
O Jardim Botânico de Santos – Chico Mendes fica na Rua João Fraccaroli, s/n, Bom Retiro. Funciona todos os dias, das 7 às 18 horas. A entrada é gratuita.