Instituto Histórico e Geográfico de Santos pede ajuda
Nem todo mundo que passa pelo imponente casarão branco da Av. Conselheiro Nébias, 689, sabe o que funciona ali. Na pressa do dia a dia, às vezes esquecemos de valorizar os próprios guardadores da nossa história.
Ali fica o Instituto Histórico e Geográfico de Santos.
Neste mês de outubro, o instituto pediu colaborações pelo Facebook a todos os santistas.
Por conta da idade do prédio, construído em 1890, são necessários reparos urgentes, para os quais a entidade não tem verba atualmente. O Condepasa já foi acionado – porém, esse tipo de pedido demora a sair.
Quem puder ajudar, seja pessoa física ou jurídica, pode depositar o valor na Caixa Econômica Federal, agência 0366-6, OP 3, conta corrente 158-4 em Santos.
Memória viva
Fundado em 1938 pelo historiador Francisco Martins dos Santos, a entidade tem como objetivo preservar a memória da cidade e também ajudar em pesquisas e trabalhos sobre o assunto. A biblioteca oferece mais de 10 mil volumes sobre a história e a geografia da região, como cartografia, hidrografia, geologia, astronomia, demografia, entre outros.
Na sede, funciona um pequeno museu e um auditório. Todas as dependências são abertas ao público.
Lá também acontecem cursos e palestras sobre história da Baixada Santista. Para saber mais, o telefone é (13) 3222-5484.