Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Ideias para um futuro mais verde: conheça os premiados do ColaBora Mundo

O troféu contempla quem está fazendo bonito nas áreas ambiental, social e de governança

Tempo de leitura: 4 minutos

Na última semana, quem circulou pelo Parque Valongo, em Santos, pôde sentir a energia de transformação no ar. Durante cinco dias, o ColaBora Mundo reuniu representantes da comunidade portuária, moradores da região, empreendedores e vários curiosos para discutir. Mais do que isso, premiaram projetos de destaque em ESG.

O evento, promovido pela Autoridade Portuária de Santos (APS) e o Parque Tecnológico de Santos, trouxe para o centro das atenções iniciativas que buscam alinhar operações portuárias, negócios e ações sociais. Tudo isso seguindo princípios de sustentabilidade, responsabilidade social e um olhar atento à governança. Seja você um port lover ou apenas interessado nos rumos verdes que a região está tomando. Vem entender como esse encontro pode influenciar o futuro da Baixada Santista.

www.juicysantos.com.br - Ideias para um futuro mais verde conheça os premiados do ColaBora Mundo em Santos

O que é ESG e por que importa tanto (ainda mais em Santos)

De uns anos para cá, essas três letrinhas – ESG (Ambiental, Social e Governança, na tradução direta do inglês) – viraram tendência em discussões corporativas mundo afora. E não é à toa. A busca por práticas mais sustentáveis, inclusivas e éticas já move cadeias produtivas locais. Isso é especialmente evidente em regiões como a nossa, onde o Porto de Santos tem papel decisivo na economia e no dia a dia de milhares de pessoas.

A discussão sobre ESG vai além das grandes empresas. Segundo relatório recente do CDP Latin America, instituições que investem em políticas ambientais e sociais, além de práticas de governança, conseguem tanto reduzir riscos quanto fortalecer a relação com comunidades. Em cidades portuárias, o impacto é potencializado, pois equilibra desenvolvimento econômico com cuidado ao meio ambiente e à população local.

O protagonismo da Baixada nesse cenário fica ainda mais evidente quando lembramos que o Porto de Santos responde por cerca de 30% das exportações brasileiras. Isso envolve empresas de todos os tamanhos, ONGs e o poder público. Ou seja, trazer debates e premiações para dentro desse universo fortalece o compromisso coletivo com a área. Isso estimula inovações com cara e sotaque locais.

Projetos de destaque em ESG: quem levou o prêmio para casa

O grande momento do ColaBora Mundo foi a entrega do II Prêmio ESG Porto de Santos, que destacou projetos em três categorias principais: Ambiental, Social e Governança. Rolou, ainda, um prêmio especial para a empresa com atuação ESG mais ampla no último ano.

Na categoria Ambiental, o Instituto Nova Maré (INMAR) foi reconhecido pelo projeto Operação Enrede, voltado para o combate ao lixo no mar.

Já na categoria Social, quem se destacou foi a Marimex Despachos Transportes e Serviços, com o projeto Conhecendo as Profissões do Porto, abrindo portas e olhares para as diferentes carreiras que movimentam o nosso cais.

Pelas boas práticas de Governança, a VLI S.A. levou o prêmio por sua Plataforma de Gestão de Doações e/ou Patrocínios.

O título de +ESG, dedicado à empresa que fez bonito nos três eixos de forma integrada, ficou com a Santos Brasil. A seleção dos vencedores reuniu empresas e instituições que atuam diretamente ou indiretamente com o Porto, sendo avaliadas por um comitê técnico a partir de critérios claros, respostas a questionários de autoavaliação e referências documentais. O reconhecimento veio em forma de certificado digital e o selo oficial do “Prêmio ESG – Porto de Santos 2025” para uso institucional.

www.juicysantos.com.bt - Ideias para um futuro mais verde conheça os premiados do ColaBora Mundo em Santos

Ideias jovens e criatividade local ganham espaço

O ESG Challenge, uma maratona de criação de soluções para as mudanças climáticas, antecipou a programação oficial e colocou estudantes e empreendedores para pensar (e agir!) em clima, justiça e inovação.

O grupo Ecopilots levou o primeiro lugar, conquistando bolsa, mentoria do Sebrae e espaço de incubação para amadurecer o projeto.

PortoSol e MaréWare também se destacaram – com menção para a PortoSol, celebrada como “equipe mais diversa”.

O ColaBora Mundo aconteceu de 25 a 29 de outubro no Parque Valongo, região central de Santos. As atividades incluíram painéis, palestras e desafios, e receberam professores, especialistas, artistas, gestores públicos, empresas e ONGs.

Avatar
Texto por

Contato