Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Game Jam – Desafio ODS premia jogos sobre crise climática

No meio das discussões globais sobre meio ambiente e tecnologia, a região mostra que pode sim contribuir e inovar

Tempo de leitura: 2 minutos

Se um dos temas mais discutidos do nosso tempo é o impacto das mudanças climáticas, já imaginou um jogo criado para ajudar a pensar sobre isso e, de quebra, ser premiado por uma iniciativa nacional? 

Pois é, quem mora na Baixada Santista tem mais um motivo para prestar atenção: um game com abordagem educativa e voltada para o clima foi destaque em um evento recente, e boa parte do time criador é daqui!

O game em questão se chama Melt. O jogo da INKEYE Studio é um quebra-cabeça, no qual deve-se guiar um urso até sua comida, atravessando blocos de gelo que estão derretendo rapidamente.

Em segundo lugar, veio o Microwave Game Studio e GAIA, da Semicollon Studio. 

www.juicysantos.com.br - Game Jam – Desafio ODS premia jogos sobre crise climática

Games e meio ambiente: tudo a ver?

Pode até parecer surpresa para alguns, mas o universo dos jogos digitais já virou parceiro importante na divulgação de temas ambientais. 

Segundo estudo recente da Games for Change, jogos são capazes de promover conhecimento e inspirar mudanças de comportamento sobre questões complexas, como as mudanças climáticas. 

Na Baixada Santista, a área de tecnologia e inovação está em constante crescimento, impulsionada por universidades locais e novas empresas criativas. 

O desenvolvimento de games com propósito educativo demonstra como talentos da Baixada Santista podem ter impacto nacional. Consequentemente, isso acaba refletindo em oportunidades de formação e até em empregos ligados à chamada “economia verde digital”. 

Mudanças climáticas em pauta

A notícia de que um jogo focado em mudanças climáticas faturou o Santos Game Power Up animou os bastidores da comunidade de desenvolvedores do litoral. O evento aconteceu no dia 13 de setembro, reunindo projetos, influenciadores, profissionais e entusiastas da área de todo o país. 

O grande destaque foi justamente o Game Jam – Desafio ODS, que recebeu 26 jogos enviados disputando um pacote exclusivo de mentorias quinzenais por seis meses, oferecido pelo Instituto Litoral Paulista de Inovação & Startups (ILIS) e também a premiação recorde de R$ 5.000. O desafio ambiental envolve situações reais da nossa rotina, como enchentes, ilhas de calor e gestão de resíduos.

O objetivo era simples: transformar informações técnicas sobre o tema em algo acessível, com mecânicas que incentivam escolhas sustentáveis dentro do universo de cada fase do jogo.

Vitor Fagundes
Texto por

Contato