Festival Transformar leva cultura e sustentabilidade ao Centro de Santos
Evento acontece em dois fins de semana na Casa da Frontaria Azulejada e no Museu do Café
O Centro Histórico de Santos vai ficar mais criativo com o Festival Transformar, encontro dedicado à convergência dos universos de arte, música, design e sustentabilidade.
De 26 de setembro a 5 de outubro (sexta-feira até o domingo seguinte), o evento ocupa lugares conhecidos da região. Entre eles, a Casa da Frontaria Azulejada e o Museu do Café com muito design, arte, música e consciência ambiental.
Gratuito, o Festival Transformar chega à sua segunda edição em Santos com uma programação recheada pra quem ama um rolê diferente. Há um mercado com expositores autorais, mostras de arte inéditas e oficinas criativas (para adultos e crianças). Além disso, boa música e, claro, muita conversa sobre consumo consciente, inclusão e economia circular.

Centro Histórico como palco de transformação
O bairro já é famoso por sua arquitetura preservada, cafés cheios de personalidade e eventos culturais. Nos últimos anos, tem visto crescer iniciativas que não apenas valorizam sua bagagem histórica. Elas também trazem olhares sobre o futuro da cidade.
E um deles é o Festival Transformar, que consolida uma vocação criativa e mostra que o Centro continua sendo um convite aberto para novas ideias e encontros.
O que esperar do Festival Transformar 2025
A 2ª edição do Festival Transformar vai além daquele tradicional passeio no fim de semana.
As sextas, sábados e domingos terão um mercado criativo com mais de 70 expositores. Eles vendem moda, arte, fotografia, cosméticos naturais, gastronomia e vinhos. Tudo isso é cuidadosamente selecionado para valorizar a produção da região e também abrir espaço para nomes nacionais.
Diversos coletivos e núcleos criativos participam. Cada um traz seu olhar e amplia repertórios, como o BaFu (Barra Funda Autoral), Villarejo Art, AFROTU e Fashion Revolution. Além disso, há iniciativas locais de economia criativa, como a Futrica.
Além da feira, que já virou ponto de encontro de quem valoriza trabalhos autorais, tem várias oficinas e workshops, como horta caseira, pintura natural, aromaterapia, scrapbook, jardinagem, entre outros, rodas de conversa e painéis sobre temas atuais como sustentabilidade, economia circular, design colaborativo e moda consciente.

Uma das novidades deste ano é o painel sobre eventos livres de carbono. E a organização já garante a compensação ambiental por meio do plantio de árvores nativas da Serra do Mar.
Esses bate-papos reúnem convidados de muitos backgrounds diferentes. Ou seja, é pra abrir a cabeça!
Evento cheio de consciência
Outro destaque é a cenografia, toda pensada para inspirar reflexão sobre reaproveitamento. Pallets, madeiras reutilizadas e iluminação eficiente compõem o visual dos espaços. Além disso, a comunicação no estilo lambe-lambe, assinada por Márcio Ribas, dá um tom urbano e criativo ao Festival Transformar.
Na trilha sonora, DJs da Baixada Santista vão embalar a festa com sets que passeiam por ritmos dos anos 80, 90 e o melhor da música eletrônica atual. Para dar aquele brilho a mais, a gastronomia também ganha espaço. Pratos e drinks valorizam ingredientes regionais, com curadoria de gente que entende do assunto e propõe novas leituras para sabores já amados pelos caiçaras.

Anote: funciona das 11 às 20 horas às sextas-feiras e sábados (26, 27 de setembro e 3 e 4 de outubro) e nos domingos (28 de setembro e 5 de outubro), das 11 às 18h30.
A Casa da Frontaria Azulejada fica na Rua do Comércio, 92. Já o Museu do Café é na Rua XV de Novembro, 95, Centro.