Festival de Cenas de Cubatão apresenta 25 espetáculos na cidade
A 6ª edição do Festival de Cenas de Cubatão – OCUPACENA vai reunir talentos regionais e nacionais de 13 diferentes cidaddes e a gente te conta por que prestigiar esse evento cultural tão importante.
De 23 a 29 de junho (segunda-feira a domingo), essa verdadeira maratona das artes cênicas está de volta proporcionando, mais uma vez, um rico espaço para a apresentação de obras teatrais de artistas independentes.
E promete uma semana repleta de arte, criatividade e intercâmbio cultural.
O encontro existe desde 2017, a partir da criação pelo Coletivo Valsa Pra Lua, em parceria com o Coletivo 302, ambos de Cubatão. Essa iniciativa independente ajuda a aproximar a população da cidade com os festivais e mostras teatrais, após três anos sem qualquer evento do gênero em Cubatão.
E o Festival de Cenas de Cubatão não se limita apenas a ser um evento de entretenimento. Mas é também um espaço de reflexão e de expressão artística para estimular a atividade teatral de toda a Baixada Santista.
O que vai rolar no Festival de Cenas de Cubatão
A programação deste ano está recheada de performances vibrantes, além de uma feira criativa com expositores de fotografia, artesanato, adereços e artes visuais, além de opções gastronômicas..
A cada noite, o festival apresentará cinco obras distintas. Entre os destaques, estão produções como “À Flor da Pele” e “O Grande Jogo”, com suas narrativas e atuações envolventes.
A apresentação de “Geografias”, do Centro de Pesquisa em Artes, encerra o festival.
Agenda do festival por dia
Cada noite do festival contará com a apresentação de cinco obras, sempre a partir das 20 horas.
Na segunda-feira (23/6), estarão no palco “À Flor da Pele”, da Coletiva Uma de Nós (Sorocaba-SP), “Nesta”, de Flora Bulcão (Rio de Janeiro-RJ), “O Nascimento”, da Cia ArteAr (Diadema-SP), “Os Sonhos do Rei”, da Cia. Contando História (Diadema-SP) e “Workshop Vila Socó – Daqui de Cima”, de Lípari (Cubatão-SP).
Já na terça-feira (24/6) será a vez de “Enclownsurados – Uma Travessia ao Caos”, da Cia Teatro Vinho & Alma (São Vicente-SP), “Come Out To Play”, de Eleonora Artysenk (Praia Grande-SP), “A Vaca SurreArtista”, d’O Bando Manacá (Cubatão-SP), “Eu, Migo e Meu Umbigo”, d’Um Bando Pero No Mucho (Santos-SP) e “O Grande Jogo”, de Lucas Fabrício (Nova Lima-MG).
“Manifesto Axiomático”, da Cia. Maniatar (Tatuí-SP), “Show do Clowndio”, do Coletivo É Só Isso (São Paulo-SP), “Subindo A Escada”, de André Mesmo (Santos-SP), “Lua Branca”, da Cia. Contando Histórias (Diadema-SP) e “Coveiros”, mais um trabalho do Coletivo É Só Isso (São Paulo-SP) são as atrações da quarta-feira (25/6).
E mais…
Na quinta-feira (27/6), serão apresentadas as cenas “Lisístrata – O Voo das Andorinhas”, da Cia do Voo de Teatro (Diadema-SP), “Sou Palavrapele Num Corpoema”, de Rayane ZaLi (São Paulo-SP), “Queda Livre”, do Coletivo Payaso Sem Teto (Uberlândia-MG), “Olha o Palhaço No Meio da Rua”, da Bella Cia (Santos-SP) e “O Santo Milagroso”, da Cia. Do Voo de Teatro (Diadema-SP).
Na sexta-feira (28/6), encerrando a mostra principal, estarão em cena “Praga”, do Teatro de Contágio (São Paulo-SP), “Ecos do Silêncio”, do Coletivo Catracas (Taboão da Serra-SP), “Wilsinho Nota 10” de Aleandro da Hora (Campinas-SP), “Passagem – Uma Cena de Teseu”, da Uma Trupe de Passagem (São Vicente-SP) e “Da Sinestesia Ao Que Se Fez e Se Refez”, de Andreza Aguida & Joelson Lima (São Paulo-SP).
Ainda na sexta-feira, o grupo convidado Impacto Dança e Movimento, de Cubatão (SP), apresenta a coreografia “Sentir Em Pertencer, Cores da Emoção”, da coreógrafa Lidiane Camilo, com os bailarinos Camila Morais, Camila Silva, Giovanna Vieira, Isabela Brito, Luisy Azevedo e Jorge Luiz.
Quer saber das novidades antes de todo mundo? Entre no grupo VIP do Juicy Santos no WhatsApp.
Palestras e espetáculos convidados
O festival continua no sábado (28/6), com duas palestras a partir das 15h: “Produção Autogerida no Teatro Independente”, com Amanda Andrade e “Letramento Anticapacitista – Acessibilidade na Esfera Artística”, com Sabrina Caires e Vittoriano Amorim.
Em seguida, será apresentado o espetáculo infantil convidado “Gente Pequena, Gente Grande”, produção co-assinada pelo Coletivo Valsa Pra Lua e o Teatro do Kaos, com direção de Fabiano di Melo.
Antes, a montagem ainda percorrerá sete escolas públicas de Cubatão (SP) entre os dias 23 e 27 de junho, em um total de 14 apresentações, também pela programação do VI Ocupacena.
Por fim, no domingo (29/6), tem a apresentação do espetáculo “Geografias”, do Centro de Pesquisa em Artes, de São Paulo (SP).
Acessível e gratuito, o Festival de Cenas de Cubatão acontece no Teatro do Kaos. Fica na Praça Joaquim Montenegro, 34, Largo do Sapo.