FESTA 2025 faz homenagem aos 90 anos de Plínio Marcos
O festival mais antigo de artes cênicas do Brasil chega à sua 67ª edição com mais de 30 atrações grátis em Santos.
Setembro chega chegando em Santos com uma explosão de arte e cultura. De 1º a 7 de setembro, o Festival Santista de Teatro, o FESTA, chega à sua 67ª edição mostrando toda a potência do teatro da Baixada Santista. Com mais de 30 atrações gratuitas rolando em teatros e espaços públicos, o festival vai marcar também os 90 anos do dramaturgo mais autêntico que a cidade já fez: Plínio Marcos.
Se liga: tem espetáculo, intervenção, oficina e muita história para viver juntinho aqui, no nosso quintal.
O FESTA é o festival de artes cênicas mais antigo do Brasil em atividade contínua, promovido pelo Movimento Teatral da Baixada Santista com apoio da Prefeitura de Santos.

A abertura rola no dia 1º de setembro, às 20h, no Teatro Municipal Braz Cubas, com o espetáculo “Macuco”, que aborda temas como ancestralidade e repressão por meio da história de um entregador de aplicativo prestes a envelhecer.
O que vai rolar no FESTA 2025
O festival conta com mostras oficiais regional e estadual, além da “Ação Plínio Marcos”, que reúne intervenções, leituras dramáticas e performances inspiradas na obra do dramaturgo. Há, ainda, peças para os pequenos dentro das mostras.
Na Mostra Estadual, destacam-se espetáculos como “Okama”, que explora a memória da migração japonesa no Brasil, e “Labirinthos”, que traz o mito do Minotauro.
Já a Mostra Regional inclui montagens como “50+ O Game da Memória”, que dialoga sobre o envelhecimento, e “Vozes Veladas”, que aborda a censura no Brasil.
Na Ação Plínio Marcos, as performances tratam de temas sociais e históricos a partir das obras do homenageado.

Atividades paralelas
Além dos espetáculos, o FESTA67 oferece ações formativas abertas ao público e outras propostas culturais.
Entre elas, tem oficinas de teatro, produção cultural e memória cenográfica, um bate-papo com Kiko Barros, filho de Plínio Marcos e grande divulgador de sua obra, além de apresentações de grupos como Baixada Hip-Hop e espetáculos de teatro-dança.
Também haverá uma festa cultural de ocupação urbana na Praça dos Andradas, com música e performances visuais.
Memória da dramaturgia brasileira
Criado em 1958 por Patrícia Galvão (Pagu), o Festival Santista de Teatro é um marco das artes cênicas brasileiras e foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do município de Santos.
Ele já revelou grandes nomes do teatro nacional, como Plínio Marcos e Carlos Alberto Soffredini, e recebeu atores renomados.

O FESTA é um importante espaço de debate sobre políticas culturais e arte na região da Baixada Santista, ao reafirmar seu papel de resistência e multiplicidade.
Para ver a programação completa do FESTA67, clique aqui.