Fescete 2025 terá 150 atividades culturais gratuitas em Santos
As artes cênicas e a música popular brasileira se encontram em um dos eventos culturais mais esperados do ano em Santos. De 12 a 29 de junho, o Fescete 2025 (Festival de Cenas Teatrais) presta uma homenagem especial ao multifacetado artista Antonio Nóbrega, com uma programação cheia de surpresas. E o melhor: tudo de graça!
Com o tema “Licença, que eu vou rodar: o teatro que resiste e a cultura popular”, o Fescete coloca foco na arte e na cultura que envolvem diferentes gerações e comunidades.
Na agenda, há espetáculos e ações que vão desde mostras de cenas teatrais até shows musicais, oficinas e palestras. E eles se espalham pela cidade, ocupando 9 espaços de Santos.
Entre os destaques está o show de abertura com Antonio Nóbrega, que além das obras de seu repertório conhecido, apresenta músicas inéditas. Vai ser na quinta-feira, às 19 horas, no Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), com ingressos disponíveis na bilheteria do teatro a partir das 10 horas.
Neste ano, o Tescom comemora 30 anos e referencia importantes coletivos artísticos da Baixada Santista, como o movimento Praiaces, o Maracatu Quiloa, o pernambucano Teatro de Retalhos e a X-9, entre outros.
Quem é Antonio Nóbrega, que recebe homenagem na edição do Fescete 2025
Nóbrega é uma figura central na valorização e disseminação da cultura popular brasileira. Com um início de carreira marcado pela participação no Quinteto Armorial, o artista evoluiu para uma expressão que integra dança, música e teatro. Sua obra reflete as ricas tradições do país. Ele traz elementos tradicionais e os recontextualiza em performances contemporâneas e cheias de autenticidade.
Desde os anos 1970, Nóbrega busca resgatar e revalorizar expressões como o maracatu e o baião em contextos modernos e acessíveis ao grande público.
E o Fescete 2025 não só celebra seu legado, mas também inspira novas gerações a perpetuar e reimaginar a cultura popular brasileira.
Veja outros destaques do Festival de Cenas Teatrais em Santos
- Exposição Saias Rodadas, um momento para reconhecer a mulher em diferentes tradições e ancestralidades da cultura popular, como o samba e o maracatu. A intervenção segue por todo o festival. A curadoria é de Karla Lacerda, Marco França, Liga das Escolas de Samba de Santos e Maracatu Quiloa. E a arte gráfica é de Rafael Branco.
- Encerramento do festival na quadra da escola de samba X-9.
- Mostras de cenas (mirim, estudantil, adulto e monólogos), espetáculos convidados, cortejo, artes circenses, teatro lambe-lambe, lançamento de livro, shows musicais, oficinas e palestras.
- Fescete Solidário: leve alimentos enlatados para doar às famílias atendidas pelo Gapa/BS – Grupo de Apoio à Prevenção da Aids da Baixada Santista ou novelos e lãs para mantas infantis para o projeto voluntário Quadradinhos de Amor.