Feira gráfica OBA-OBA faz sua sétima edição em Santos
Arte impressa, zines, fotolivros e muito papo com quem cria
Se arte impressa e cultura independente estão na sua lista de coisas favoritas, vale reservar um espaço na agenda. No dia 2 de maio (sábado), a clássica Casa da Frontaria Azulejada recebe mais uma edição da aguardada feira gráfica OBA-OBA. O evento conquistou lugar próprio entre as feiras gráficas brasileiras, trazendo para Santos uma experiência que mistura papel, tinta e criatividade de diferentes cantos do país.
Foto: reprodução @plurallatino
Para quem circula pelo Centro de Santos e curte espiar novidades culturais, o evento oferece um passeio diferente e cheio de descobertas. Tem gente de várias gerações e estilos, mas todo mundo com um objetivo em comum: celebrar a produção gráfica independente. Aquela arte que nasce livre e ganha forma em fanzines, cartazes, livros e outros formatos.
Novos olhares sobre a produção gráfica
As feiras gráficas se espalharam por aí e conquistaram cada vez mais fãs. Nos últimos anos, esse tipo de evento cresceu junto com a valorização dos trabalhos autorais e do “faça você mesmo”. Portanto, o cenário nacional viu surgir diversas iniciativas que priorizam o contato direto entre artistas e público. Assim, aproximam quem cria, quem compra e quem aparece para trocar ideia e se inspirar. O Brasil viu dobrar o número de feiras gráficas nas últimas décadas, principalmente nos grandes centros urbanos.
A região da Baixada Santista não fica de fora. Além da OBA-OBA, que chega à sua 7ª edição em 2026, outras iniciativas colocam Santos e cidades vizinhas no mapa da produção gráfica autoral. A própria Casa da Frontaria Azulejada, palco do evento, já é conhecida por receber exposições e ações culturais de diversas linguagens. É o lugar perfeito para uma conexão autêntica entre arte, público e memória.
Uma vitrine para artistas independentes
A Feira Gráfica OBA-OBA nasceu como resposta ao desejo de criar um espaço democrático para artistas mostrarem seus trabalhos, sem barreiras ou filtros de grandes editoras. O que acontece na feira é o encontro: visitantes passam de mesa em mesa e conversam direto com quem ilustra, escreve e imprime. Assim, surge a oportunidade de garantir pôsteres diferentes, livros artesanais, zines cheios de personalidade e descobrir nomes novos e projetos ousados.

O foco não é apenas a venda, mas também o diálogo. O evento abre espaço para troca de experiências entre gerações e linguagens distintas, misturando veteranos da arte impressa com jovens criadores da era digital. A cada edição, artistas de várias regiões do país ocupam o espaço, trazendo novidades e referências de diferentes cidades. Portanto, isso enriquece ainda mais a cena local.
Dessa vez, a expectativa é reunir expositores que trabalham com técnicas variadas: de gravura a fotolivro, passando por colagem, miolo artesanal e poster minimalista.
Uma das novidades da vez é a “banca viva”. Trata-se de uma grande mesa coletiva, composta por editores independente mostrando seus livros para os visitantes, com a ideia de aproximar o público dos escritores, designers e criativos.
Tudo em um ambiente aberto, com entrada gratuita e muita disposição para compartilhar processos e inspirações.
Por dentro da OBA-OBA
Se você nunca foi a uma feira gráfica, pode esperar um clima tranquilo, mesas espalhadas pelo salão da Casa da Frontaria Azulejada e um fluxo leve de pessoas passeando, perguntando e folheando livros. Além dos expositores, é comum encontrar também pequenas oficinas, rodas de conversa e intervenções visuais que acontecem durante o dia.
O objetivo maior da OBA-OBA é fortalecer a cultura independente e formar redes entre criadores de diferentes trajetórias. Para quem é colecionador, curioso, estudante ou simplesmente gosta de arte, a dica é ir até lá, sentir a energia e trocar ideias com quem está por trás das obras.
Seja comprando, batendo papo com os artistas ou só dando uma passada, participar da OBA-OBA é um convite para experimentar o novo e apoiar quem produz arte de forma independente.
Serviço
Feira Gráfica OBA-OBA
Data: 2 de maio de 2026
Horário: das 13h às 20h
Local: Casa da Frontaria Azulejada, Rua do Comércio, 92, Centro Histórico, Santos
Entrada: Gratuita
Mais informações: @obaoba.feira no Instagram