Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Feira CHAI 2025: conheça as mulheres que transformaram crise em oportunidade

Tempo de leitura: 10 minutos

Em outubro de 2025, o Juicyhub recebeu a segunda edição do Festival CHAI de Vida e Carreira. E em paralelo ao festival, na varanda, a Feira CHAI retornou para continuar apoiando mulheres em sua jornada no empreendedorismo criativo.

Após o sucesso da primeira edição em novembro de 2024, a Feira CHAI se consolidou como um espaço fundamental para o empreendedorismo feminino na região. A iniciativa nasceu de um contexto transformador: entre 2020 e 2022, enquanto muitas empresas tiveram que fechar as portas, milhares de CNPJs nasceram, já que muitas pessoas encontraram no empreendedorismo uma forma de garantir uma renda em um momento de crise – principalmente mulheres.

É o que mostram os dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), realizada em parceria com o Sebrae: 55,5% das novas empresas nascidas no período pandêmico foram abertas por mulheres.

Mantendo o propósito de valorizar esse movimento, a Feira CHAI segue como uma feira criativa com apenas marcas lideradas por mulheres. Nesta segunda edição, 16 talentosas empreendedoras tiveram a oportunidade de expor seus produtos no Juicyhub, gerando renda e aumentando a sua clientela durante o festival.

Foto: @unlockfilms

As empreendedoras criativas da Feira CHAI 2025

Ale Bugno óculos (@alebugno.oculos)

Usuária de óculos desde sempre, Ale Bugno nunca se identificou com os modelos tradicionais de metal. Ao descobrir o acetato, encontrou sua vocação. Há 8 meses tirou do peito uma ideia que guardava há 6 anos: criar óculos de alta qualidade que empoderam mulheres a mostrarem sua verdadeira personalidade.

Cada modelo leva um nome feminino e representa uma mulher única. Destaque para a coleção Desumilde, com óculos geométricos hexagonais desenvolvidos em parceria com o influenciador Manu Torres, provando que acessórios podem ser declarações de autenticidade.

Aquart (@aquart.atelie)

Maithe Moraes é uma verdadeira multiartista. Fotógrafa de formação, ela descobriu uma nova paixão durante a pandemia: as plantas. Foi justamente ao cuidar delas que surgiu a ideia dos incensos – ao fazer as podas, começou a criar bastões de ervas, que se tornaram o primeiro produto da Aquart.

A marca ganhou forma em 2021, quando Maithe se aprofundou em cursos de fitoterapia e aromaterapia. Entre cerâmica e alquimia, seus talentos variados se traduzem em uma linha diversa de produtos. Há dois anos, a Aquart se tornou sua principal fonte de renda. A novidade é seu novo workshop de incenso bastão, marcado para o dia 31 de outubro (inscrições abertas no perfil do Instagram @aquart.atelie).

Beebs (@beebsdesign)

Maria Beatriz, a Bia, é designer formada há 8 anos e trabalha com xilogravura desde então. Moradora de São Paulo e formada pela FAUS, começou a técnica como algo que queria aprender e nunca imaginou que se tornaria sua linguagem artística. Sempre sonhou em ser ilustradora e trabalhar com arte – um sonho que ainda inclui ilustrar livros e trabalhos para bandas.

Começou a expor em feiras em 2018, intensificando sua presença em 2025. Suas criações são inspiradas em elementos místicos, tarot, vida e morte, trazendo uma dimensão espiritual para cada gravura.

La Gringa (@lagringa_sp)

Veronica Bazán carrega o apelido carinhoso de “La gringa” desde que saiu da Argentina. Casada há três décadas com um brasileiro, ela se considera santista de coração.

Formada em educação física, Veronica sempre sonhou em ter sua própria máquina de costura. O sonho virou realidade quando ganhou o equipamento de presente da filha. Fez cursos, se apaixonou e decidiu se dedicar inteiralmente à costura, especialmente ao trabalho com nylon. Suas criações têm inspiração retrô e remetem à cultura litorânea.

Em 2025, trouxe lançamentos: bolsas de lona bordadas com alças exclusivas, demonstrando sua constante busca por inovação. Além das peças em nylon e tela sling, passou a trabalhar com lona parafinada, um material com textura única e resistente à água.

LC Arte Flores (@lc.arte_flores)

A LC Arte Flores nasceu em 2022, pelas mãos de Laura Crivellente, em Praia Grande. Técnica de enfermagem, ela fez um curso online de flores secas e começou a experimentar com as muitas plantas que tinha em casa, especialmente orquídeas, até desenvolver suas próprias criações.

Entre seus trabalhos, chamam atenção os quadros personalizados com fotos de pets, feitos sob encomenda, e as composições com folhas de cannabis. Suas peças estão presentes em feiras regionais e no ambiente digital. Seu lançamento mais recente é a linha de cartões e marcadores de página com lavanda, manjericão e arruda, criada a pedido do seu público fiel.

Foto: @unlockfilms

Leila Castello | Cerâmica Artística (@leila.ceramica)

Com 6 anos de experiência e vendendo desde 2021, Leila produz peças decorativas e utilitárias com toque artístico único. Santista, começou sua jornada em um ateliê coletivo, mas decidiu seguir sozinha, montando todo seu processo de trabalho no próprio apartamento. Formula e produz seus próprios esmaltes, garantindo que cada peça seja completamente autoral.

Desde 2023, marca presença em feiras da região, levando sua cerâmica que une funcionalidade e arte. Cada criação carrega sua identidade visual e técnica refinada, resultado de anos de dedicação ao ofício.

Lev’luz Velas Aromáticas (@levluz.velas)

Alessandra e Janaina criaram a Lev’luz há menos de um mês, mas já exibem um catálogo impressionante. As velas 100% vegetais nasceram de um momento pessoal: ambas enfrentavam estresse e afastamento do trabalho quando encontraram na produção uma forma de cura. O nome traz a luz da chama como símbolo.

Estreando no mundo das feiras no Festival CHAI, a dupla conta que passou 2 meses em produção antes do lançamento dos produtos. Cada vela carrega a intenção das pedras, promovendo alinhamento de chakras e controle da ansiedade. Destaque para a vela torta de maçã, que é um dos carros-chefes.

Lidi Decore Kokedamas (@lidi_decorekokedamas)

As plantas em kokedama de Lidiane encantam logo na entrada da feira. Ela explica que se trata de uma técnica milenar japonesa, onde as raízes crescem em esferas de musgo. O método é completamente orgânico, o que o torna sustentável, e ainda facilita os cuidados diários – as plantas precisam de muito menos água.

Vinda de Praia Grande, Lidiane começou sua jornada empreendedora em 2023 produzindo vasos com material reciclado. Foi ao fazer um curso de kokedamas que encontrou seu verdadeiro propósito. Hoje, já conta com dois pontos de venda físicos, um em Santos e outro em Praia Grande, além de marcar presença em feiras da região.

Lynx Acessórios (@lynx_acessorios_)

Gabriela Gonçalves, 24 anos, é campeã santista de longboard e foi no surf que nasceu a Lynx. Para arrecadar dinheiro para competições, ela e o pai começaram a criar chaveiros e colares com a resina que sobrava das pranchas. Hoje, trabalha exclusivamente com aço inox, produzindo acessórios antialérgicos que podem entrar no mar e na piscina.

Mesmo tendo deixado as competições, Gabi ainda surfa por diversão. “Vivendo um sonho, não parece trabalho”, conta. A Feira CHAI marca sua primeira participação no Juicyhub, trazendo peças que unem delicadeza e estilo com elementos marinhos.

Macabéa Acessórios (@macabeaacessorios)

A Macabéa é a veterana da Feira CHAI: criada em 1999, é a marca mais antiga entre as expositoras. Fernanda Gonzaga fundou a marca durante a efervescência do movimento clubber. “Naquela época, era difícil encontrar acessórios legais”, relembra.

A solução foi criar suas próprias peças – cintos, coleiras e braceletes – que começaram a ser vendidas em boates LGBTQIA+ no começo dos anos 2000. Em 2012, passou a produzir bolsas de couro e, posteriormente, de lona, que hoje são os carros-chefe da marca.

Manacá Autocuidado (@manacaautocuidado)

Evelise Nascimento leciona química na rede estadual e sempre teve o sonho de trabalhar com cosméticos. Seu interesse por óleos essenciais começou ainda na faculdade, mas foi apenas em 2023, ao encontrar a estudante Maria Luiza em sua disciplina eletiva sobre o tema, que a Manacá Autocuidado nasceu.

Juntas, as sócias apostaram em uma linha de produtos com máxima naturalidade. “Não podemos dizer que são ‘sem química’, porque tudo na natureza é química”, pontua Evelise, com propriedade de quem entende do assunto. Atualmente, a marca conta com o apoio do Feito em Santos e se tornou a principal fonte de renda de Evelise.

Foto: @unlockfilms

Perfumaria Terapêutica Natural Vegana (@elainerovati)

Elaine Rovati é bióloga e sempre trabalhou com o natural. Há 3 anos estuda perfumaria e já formulou 7 fragrâncias autorais com óleos essenciais, trazendo ambientes naturais para casa e trabalhando emoções. Todos os produtos são veganos e feitos artesanalmente por ela. Cada perfume leva 15 dias para ficar pronto, em um processo lento e cuidadoso.

Do conceito à produção, um aroma pode levar até 2 meses. Também cria fragrâncias personalizadas conforme a necessidade de cada cliente. A marca nasceu em 2025 e já prepara seu próximo lançamento: um aroma marítimo.

Rustic Velas e Concreto (@rustic.velas.concreto)

Maria Cristina, a Cris, trabalha há 2 anos com a Rustic, criando peças de concreto que ela mesma pinta. De São Vicente, sempre foi criativa e já trabalhou com quadros, MDF, aromatizadores e velas. Hoje, seu foco está nas peças de concreto, além de velas, luminárias e itens em resina.

Para a Feira CHAI 2025, trouxe diversas coleções, incluindo a de Natal. Paralelamente, desenvolve outro projeto com bolsas de crochê, mostrando que sua criatividade não tem limites e transita por diferentes técnicas e materiais com a mesma dedicação.

Saboaria Artesanal Pérola Negra (@canaldaperolanegra)

Jaqueline da Cruz, de Praia Grande, carrega consigo um legado de três gerações. O conhecimento sobre ervas, sabonetes naturais e argilas passou da avó para a mãe, e da mãe para ela.

As novidades da marca são as esponjas de crochê produzidas manualmente que respeitam a pele, mousses de banho e o esfoliante de café com essência de maracujá. Para o verão de 2025, preparou lançamentos especiais: uma  linha de sabonetes de frutas, com destaque para o de morango do amor.

Vasto Objeto (@vastoobjeto)

Andressa Oliveira transformou seu hobby em negócio. Sempre apaixonada por garimpar objetos antigos para decorar a própria casa, começou a vender suas descobertas no Instagram em 2025. O que mais a encanta é encontrar peças raras com história.

Idealizadora da Feira Oba-Oba, Andressa descobriu que expor e vender vai muito além do comércio: é sobre conexão com uma comunidade que compartilha o mesmo apreço pelo vintage. “Rola muita troca”, conta, celebrando os encontros que acontecem através dos objetos que ganham nova vida em outros lares.

Vico Arte Visual (@vicoartevisual)

Virgínia é jornalista há mais de 20 anos, mas o desenho sempre esteve presente – tem criações dos 4 anos de idade guardadas. Há 4 meses, começou a explorar uma nova técnica: desenha à mão, digitaliza e usa ferramentas de IA para colorir. Suas personagens femininas, marcadas por pescoços alongados, estampam quadros, canecas, cadernos e azulejos, tudo produzido em casa.

Por fim, o que começou como um experimento virou um projeto de transição de carreira. Virgínia sonha em viver da arte visual, unindo décadas de experiência narrativa com sua expressão artística emergente.

Foto: @unlockfilms

O Festival CHAI 2025 tem patrocínio master da São Judas Unimonte e apoio da Leroy Merlin, ACS Jovem, Prefeitura de Santos, Nita Alimentos, Cursino e Teodoro da Silva Advogados Associados, SB7 Som e Luz, Umbu, Mkt Virtual, Minimal Design, VMB Eventos, Programa JB, Motoradio e Marieta Comunicações.