Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Estão abertas as visitas de escolas ao Parque dos Mangues e Ecofábrica

Veja como marcar uma visita dos alunos da sua escola ou instituição de ensino a esse refúgio de natureza em Santos.

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você trabalha ou faz parte da comunidade de uma escola pública ou particular de Santos, já pode agendar visitas ao Parque dos Mangues e à Ecofábrica Zona Noroeste.

Essa atividade promete transformar o contato dos estudantes com o meio ambiente local apresentando, na prática, conceitos de sustentabilidade, reciclagem e preservação dos ecossistemas da região.

www.juicysantos.com.br - Estão abertas as visitas de escolas ao Parque dos Mangues e Ecofábrica

As saídas são para turmas dos ensinos Fundamental e Médio, e acontecem até 30 de setembro, sempre em grupos de até 40 alunos, acompanhados por monitor.

O roteiro das visitas inclui explanação sobre a funcionamento da Ecofábrica (referência em reciclagem e reaproveitamento de materiais) e da Escola de Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Na sequência, após o lanche, os alunos circulam pelo Parque dos Mangues, passando por bases de visitação espalhadas em pontos-chave da Zona Noroeste: além da Ecofábrica (Chico de Paula), também fazem parte do trajeto a Praça Verde e o Conviverde, no bairro Santa Maria. Tudo é acompanhado por profissionais especializados em ações educativas ambientais.

Para participar, a inscrição é um cadastro online.

As visitas ocorrem às segundas, quartas e sextas, no período da manhã (8h às 11h) ou à tarde (13h às 16h).

Como funcionam as visitas ao Parque dos Mangues e Ecofábrica Zona Noroeste

As escolas que desejarem participar devem ficar atentas ao limite de 40 estudantes por grupo, sempre sob responsabilidade de um monitor escolar.

Entre os diferenciais do roteiro, está a disponibilidade de estrutura para lanche e a necessidade de levar garrafas reutilizáveis, reforçando os conceitos de sustentabilidade. Professores também podem usar a sala de aula climatizada equipada com datashow para atividades teóricas antes ou depois do passeio.

O ponto de encontro está localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 454, no bairro Chico de Paula.

www.juicysantos.com.br - Estão abertas as visitas de escolas ao Parque dos Mangues e Ecofábrica

A programação inclui dinâmica interativa no ambiente da Ecofábrica, um espaço que discute temas como reaproveitamento de resíduos, reciclagem e cidadania ambiental. Logo depois, a visita avança para trilhas urbanas que cortam áreas de manguezais, onde monitores destacam a importância desse bioma, fundamental para a biodiversidade e a proteção das margens da Zona Noroeste. Durante toda a manhã ou tarde, o objetivo é promover a integração entre os conteúdos já vistos em sala de aula e a vivência no território.

Educação ambiental e relação das crianças com o futuro do planeta

O incentivo à educação ambiental dentro do calendário escolar traz resultados positivos. Segundo dados do WWF Brasil, escolas que ofertam atividades ao ar livre e abordam a sustentabilidade em seu currículo promovem maior engajamento e senso crítico entre os alunos.

O contato direto com áreas verdes, como manguezais, amplia o conhecimento sobre a importância dos ecossistemas locais para a qualidade de vida nas cidades.

Por isso, propostas como as do Parque dos Mangues e Ecofábrica Zona Noroeste têm o potencial de sensibilizar as novas gerações sobre o papel delas no cuidado com o patrimônio natural da Baixada Santista, integrando teoria e prática para uma aprendizagem mais significativa.