Estações de apoio ao ciclista otimizam pedaladas em Santos
Pneu murcho? Parafuso solto? Agora você tem onde resolver!
Se você faz parte do time que adora explorar Santos de bike, prepare-se: a cidade acaba de ganhar estações de apoio ao ciclista nos principais eixos de circulação. Portanto, acabaram-se aquelas dores de cabeça com pneu murcho na orla ou parafuso solto no meio do caminho.

A ideia é simples e eficiente: oferecer suporte gratuito para pequenos reparos e emergências, bem nos pontos de maior fluxo de ciclistas. Melhor ainda, as primeiras quatro estações estarão funcionando desde este sábado (6). Além disso, uma quinta unidade chega até o final do ano.
Infraestrutura para bicicletas
Antes de mais nada, vamos ao contexto: as bicicletas têm conquistado cada vez mais espaço nas ruas brasileiras. De acordo com dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, o uso desse meio de transporte cresceu 24% no Brasil entre 2020 e 2022.

Na Baixada Santista, esse movimento não é diferente. Consequentemente, a prefeitura ampliou a malha cicloviária e agora aposta em serviços de apoio para quem pedala. Afinal, não adianta ter ciclovia se o ciclista fica na mão quando precisa calibrar um pneu, certo?
Segundo o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), investir em pontos de apoio para ciclistas faz parte de um movimento global por cidades mais humanas, com menos carros e trânsito mais seguro.
Como funcionam os pontos de suporte para bicicletas
Agora, vamos ao que interessa. Cada estação de reparo para ciclistas em Santos oferece uma bomba manual para calibrar pneus e kits de ferramentas básicos. Em outras palavras, tudo o que você precisa para resolver aqueles perrengues do dia a dia.
Os equipamentos disponíveis incluem:
- Chaves Phillips e fenda inglesa
- Chaveiro multifunção com várias opções
- Espátulas para troca de pneus
- Suportes para apoio da bike durante a manutenção
Além disso, tudo fica fixo e disponível para uso coletivo. Portanto, qualquer pessoa pode usar, mesmo sem muita experiência com mecânica de bicicleta.
Onde ficam as estações
A localização foi pensada estrategicamente. Assim, as estações de serviço para ciclistas estão nos lugares de maior movimento:
Já em funcionamento:
- Avenida Presidente Wilson (Posto 2, Praça do Surfista), Pompeia
- Praça dos Expedicionários, próxima da Avenida Ana Costa, nº 361, Gonzaga
- Avenida Bartolomeu de Gusmão, altura do nº 151 (lado oposto), Ponta da Praia
- Avenida Rei Alberto, altura do nº 434, Ponta da Praia
Previsão até final de dezembro:
- Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 456, Chico de Paula
Em resumo, são cinco pontos bem distribuídos, cobrindo desde a orla até bairros mais afastados.
Mobilidade urbana
Com a chegada dos pontos de assistência para bicicletas, Santos dá mais um passo importante. Dessa forma, a cidade incentiva a mobilidade ativa e amplia a infraestrutura cicloviária de verdade.
Mais do que resolver emergências, essas estruturas transmitem uma mensagem clara: pedalar em Santos é levado a sério. Seja para trabalhar, passear ou praticar esporte, agora você tem onde contar com uma mãozinha.
Por fim, vale lembrar que essas estações de manutenção gratuita também educam. Elas mostram a importância do cuidado com o equipamento e estimulam o uso seguro da bicicleta no dia a dia.
Parada obrigatória!
E aí, já descobriu qual estação de apoio vai ser sua parada obrigatória no próximo pedal? Quer seja você morador ou visitante, essas estruturas vieram para ficar e facilitar a vida de quem escolhe a bike como companheira de jornada pela Baixada Santista.