Escola de Santos adota Segunda Sem Carne
Seja para adotar um estilo de vida mais saudável ou para minimizar os danos em relação ao meio ambiente, muita gente tem aderido à proposta da Segunda Sem Carne, ou Meatless Monday.
Aqui em Santos, a Câmara Municipal de Santos realizou no mês de março uma audiência pública para debater a implementação do projeto, propondo que a adesão seja transformada em lei nos refeitórios de órgãos públicos de Santos (exceto hospitais e outras unidades de saúde pública). A ideia seria deixar de servir carne sempre nesse dia – inclusive na merenda escolar.
O colégio particular Novo Tempo já utiliza o sistema Segunda Sem Carne para alunos de períodos especiais da Educação Infantil e Um dia sem Carne (em dias alternados da semana em função dos dias do Ampliado) para alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
A ideia é conscientizar as crianças e jovens sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal tem sobre a vida humana como um todo.
Os pratos são elaborados com acompanhamento de nutricionistas em forma de cardápios variados, que incluem uma diversidade de alimentos benéficos à saúde.
Segunda Sem Carne
O projeto visa orientar e convidar as pessoas a tirar do prato produtos de origem animal pelo menos uma vez na semana e a descobrir novos sabores.
Leia nosso post sobre o Dia do Meio Ambiente e a Segunda Sem Carne
Existente em 35 países, como nos Estados Unidos e Reino Unido (onde é liderado pelo ex-Beatle Paul MacCartney) e apoiado por inúmeros líderes internacionais, foi lançado no Brasil em outubro de 2009 numa parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), ambas da Prefeitura de São Paulo, posteriormente estendendo-se a várias outras cidades brasileira.