Economia criativa em Santos tem alta de mais de 300% em vagas
A criatividade é, definitivamente, motor de transformação social e econômica para uma cidade. Quer uma prova com números? No ano de 2024, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o número de empregos em economia criativa em Santos nesse setor chegou à marca de 8.175 vagas – um crescimento de 305,7% desde 2015.
Foto: Fábio Prado para Juicyhub
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 7,4 milhões de pessoas trabalham atualmente com economia criativa no país. A participação da economia criativa no Produto Interno Bruto (PIB) é de 3,1%, segundo o Governo Federal. Portanto, maior que a participação de setores tradicionais da economia, como a indústria automobilística, que tem cerca de 2%.
Onde estão as vagas em Santos na economia criativa?
As áreas que mais ofereceram oportunidades de trabalho em Santos foram:
- gastronomia gerou 6.931 novos empregos
- tecnologias da informação e comunicação (TIC) teve 436 vagas
- patrimônio e artes com 374 novas posições.
E mais: o número de empresas do segmento subiu para 21.988 em 2024, um aumento de 2,64% em relação a 2023, ano em que Santos registrou 21.424 empreendimentos do gênero. A área com o maior número de registros é TIC (5.388), seguida por setores como a Gastronomia (5.066), Audiovisual (3.115), Editorial (3.554) e Música (1.198).
Esse incremento no ecossistema de negócios também refletiu positivamente na arrecadação municipal, impactando na Taxa de Licença e no ISS. De acordo com a Secretaria de Finanças (Sefin) do município, a Taxa de Licença arrecadada junto aos setores da Economia Criativa cresceu mais de 80% apenas nos últimos 4 anos.
Foto: Dayse Pacífico para Juicyhub
Presente e futuro criativos
Existem alguns motivos para esse aumento, que segue tendências nacionais. Além de ser um município com muitos talentos criativos, as políticas públicas dos últimos anos vêm se movimentando para impulsionar a geração de renda e reforçar a identidade de Santos com um lugar em que cultura e criatividade são protagonistas.
Programas como Feito em Santos e a Casa do Artesão ajudam a alimentar esse ecossistema vibrante. De feiras de produtos locais até cursos de capacitação para acelerar negócios criativos, as iniciativas não apenas ampliam o potencial dessas empresas, mas também promovem a cultura local e fortalecem a comunidade. E locais como o Juicyhub se tornam agentes importantes desse movimento, com eventos como o Festival GOMO, Festival CHAI e uma agenda recheada de encontros gratuitos.
Vale lembrar que, desde 2015, Santos tem o selo da UNESCO de cidade criativa em audiovisual. Mas nossa vocação vai além e engloba também gastronomia, artes visuais, patrimônio histórico, inovação, artesanato, moda, design e muito mais.
Quer saber das novidades antes de todo mundo? Entre no grupo VIP do Juicy Santos no WhatsApp.