Domingo sem carros: Santos libera trecho da avenida da praia para lazer
A rua é das pessoas. E, em Santos, a avenida da praia volta a ser espaço livre de lazer a partir deste domingo (13 de julho). A antiga Rua de Lazer agora se chama Vem pra Orla e a gente te conta tudo sobre como vai ser a liberação de um trecho de uma das principais vias da cidade para que a população possa ocupa-la no fim de semana.

Domingão com a orla para as pessoas
O Vem pra Orla tem organização da CET-Santos e inicia suas atividades transformando a pista entre a Avenida Ana Costa e o canal 6 em um espaço livre de carros entre 10 e 14 horas.
Durante esse período, a área fica dedicada a quem quiser pedalar, patinar, andar de skate ou simplesmente dar um rolê em família.
Para quem não se lembra, entre 2018 e 2019, a Rua de Lazer foi uma iniciativa similar que deu muito certo, apesar da imcompreensão inicial de alguns moradores. Apesar de uma adesão sempre maior a cada edição, a pandemia fez com que a Rua de Lazer precisasse acabar.
Agora, com algumas melhorias, o Vem pra Orla preenche essa lacuna. E, vamos combinar, em uma cidade turística e super esportiva como Santos, não tinha como ser diferente…
É uma boa chance de experimentar a avenida da praia de outro jeito, em horários que a areia já não atrai tanta gente e a avenida tem baixo fluxo de carros. A iniciativa ainda dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como educação de qualidade e incentivo à inovação urbana.
O que vai acontecer na avenida da orla de Santos aos domingos?
Assim que o projeto começou a ser anunciado, não faltaram perguntas nas redes: “E o trânsito?”, “Vai ter atividades para crianças?” ou “É só lazer livre, ou tem mais atrações?”.
A princípio, o Vem pra Rua acontece até o mês de setembro.

A cada domingo, o projeto pode acontecer em um trecho diferente da avenida da praia (sempre divulgado com antecedência nos canais da Prefeitura e imprensa local). Enquanto o evento rolar, a pista sentido José Menino/Ponta da Praia ficará fechada para veículos. E quem precisar circular de carro terá desvio sinalizado pelas vias Galeão Carvalhal, Governador Pedro de Toledo e Epitácio Pessoa.
Se você pensa em pegar ônibus, vale se programar: algumas linhas terão itinerário ajustado (veja as rotas atualizadas nos canais de comunicação do município). São ajustes importantes para quem depende do transporte público. Afinal, o planejamento da ação levou em conta alternativas para motoristas e passageiros.
E a resposta é: tudo isso e mais um pouco. Além de liberar a via, o projeto coloca no trecho minipista de trânsito, mini buggies, espaço com jogos, desenho, gangorra, escorregador e apresentações do time canino da Guarda Civil Municipal. Ou seja, lazer de verdade com gostinho de verão o ano tod.
Ruas para as pessoas: como cidades pelo mundo adotam a ideia
A ideia de criar espaços urbanos para lazer, fechando avenidas para carros durante algumas horas da semana, não é novidade pelo mundo.
Pesquisas urbanas mostram o impacto positivo desse tipo de ação. Um levantamento publicado pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) aponta que a criação de áreas livres de carros, como a Avenida Paulista aberta aos domingos, em São Paulo, aumenta o uso do espaço público por famílias, promove integração social e reduz acidentes de trânsito nas áreas temporariamente fechadas.
Essas iniciativas também têm foco em estimular o hábito de exercícios ao ar livre e promover alternativas de lazer acessíveis. Em Bogotá, por exemplo, o evento tradicional “Ciclovía” fecha 120 km de ruas aos veículos motorizados todos os domingos, atraindo milhões de pessoas para pedalar, correr e passear. Dados da prefeitura da cidade informam que cerca de 2 milhões participam semanalmente, fortalecendo a saúde pública e aproximando vizinhanças.

Laura Ballesteros, especialista em mobilidade urbana, diz que:
“Espaços onde carros dão lugar às pessoas são convites à convivência, novos hábitos e ocupação saudável da cidade”.
Em Santos, o “Vem pra Orla” traz a versão caiçara desse movimento, com um toque local: o mar, a ciclovia, os jardins e um espaço democrático para pessoas de todas as idades aproveitarem.
Queremos demais ver a avenida da praia ocupada de outros jeitos, trazendo mais gente para aproveitar o domingo ao ar livre e colocando Santos de volta no mapa das cidades que apostam no lazer para todos.
Veja o trajeto das linhas de ônibus aos domingos na orla de Santos
Os ônibus do transporte público que circulam pela área farão desvio no itinerário.
- 23, 52 e 152 (sentido José Menino/Ponta da Praia) seguirão pela Av. Ana Costa, Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Gov. Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa, Av. Rei Alberto I e Praça Gago Coutinho;
- 07 (sentido José Menino/Boqueirão) irá pela Av. Ana Costa, Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Gov. Pedro de Toledo e Av. Conselheiro Nébias.
- 17 (sentido Av. Bernardino de Campos/Ponta da Praia) irá pela Av. Ana Costa, Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa e Av. Siqueira Campos.
- 42 (sentido Av. Ana Costa/Ponta da Praia) irá pela Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa, Av. Rei Alberto I e Praça Gago Coutinho.
- 05 (sentido Av. Ana Costa/BNH) irá pela Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa e Rua Alexandre Martins.
- 139 (sentido Av. Ana Costa/BNH) irá pela Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa e Rua Alexandre Martins.
- 184 (sentido Av. Conselheiro Nébias/BNH) irá pela Av. Conselheiro Nébias, Rua Heitor de Morais, Rua Roberto Simonsen, Rua Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa e Rua Alexandre Martins.
- 194 (sentido Av. Bernardino de Campos/Ponta da Praia) irá pela Av. Ana Costa, Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa, Av. Rei Alberto I e Praça Gago Coutinho.
- 154 (sentido Av. Ana Costa/Boqueirão) irá pela Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Gov. Pedro de Toledo e Av. Conselheiro Nébias.