Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Doc sobre o Cine Roxy leva Santos à Mostra Internacional Cinemas do Brasil

Cinema de rua de Santos vai ser destaque em festival

Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar de parecer um programa simples, o costume de assistir a filmes em cinemas de rua virou quase um ritual raro no Brasil. Esses espaços, que marcaram gerações com suas fachadas iluminadas e poltronas vermelhas, vêm desaparecendo das cidades, principalmente após o “boom” dos shoppings e as novas opções de entretenimento digital. Segundo levantamento do site Cinemas do Brasil, mais de 80% dos cinemas de rua brasileiros fecharam as portas nas últimas décadas, e poucos como o Cine Roxy, em Santos, resistem firmes, apostando no laço afetivo com o público e em uma programação diversa.

E, quando a história desse cinema vira filme e conquista o mundo, a gente faz questão de contar. O documentário “Fábrica de Sonhos”, que celebra os 90 anos do Cine Roxy, foi selecionado para exibição na 5ª Autêntica Mostra Internacional Cinemas do Brasil. Isso significa ele será exibido não só no Brasil, mas também no México, em El Salvador e na Nicarágua.

Em Santos, por volta da década de 1960, existiam quase 20 salas de cinema de rua em funcionamento, número que hoje se resume praticamente ao Cine Roxy. Esse fenômeno provocou mudanças no jeito santista de consumir cultura, mas também abriu espaço para debates sobre a importância de preservar prédios históricos e suas memórias. O próprio Cine Roxy, símbolo desse movimento, já foi palco de manifestações populares pedindo sua manutenção na época da pandemia.

Fábrica de Sonhos

Produzido em pouco mais de um mês e com direção de André Azenha e Wanderley Augusto Camargo, o documentário nasceu para eternizar a trajetória do Cine Roxy.

O longa reúne relatos de nomes conhecidos como Paulo Betti, Bete Mendes, Carol Castro e até integrantes de bandas clássicas como Titãs, Ira! e um representante do nosso Charlie Brown Jr. A proposta é mostrar, sem glamourização, como uma sala de cinema ajudou a moldar a cultura, a convivência e até mesmo as transformações da cidade ao longo de 90 anos.

Além dos depoimentos, o filme também resgata imagens raras, lembranças de pré-estreias marcantes, ações sociais e iniciativas culturais que passaram pela telona da Dom Pedro II. Para quem já frequentou o Roxy desde os cafés na calçada até os festivais de cinema, a produção funciona como um convite a revisitar a própria memória – e, de quebra, perceber quanta história está por trás de cada sessão.

www.juicysantos.com.br - Documentário sobre o Cine Roxy leva memória santista à Mostra Internacional Cinemas do Brasil

A seleção para a Mostra Internacional Cinemas do Brasil dá fôlego novo ao documentário “Fábrica de Sonhos”.

O evento nasceu como uma proposta de valorizar e debater cinemas de rua ao redor do país, abrindo espaço para discussões sobre patrimônio cultural e futuro dos espaços históricos. E a edição de 2026 inova ainda mais, levando as sessões a outros países da América Latina, graças à articulação com Embaixadas do Brasil no México, El Salvador e Nicarágua.

Avatar
Texto por

Contato