Do prato ao planeta: festival Experimenta! convida a pensar sobre alimentação
O impacto da alimentação na saúde, na cultura e no meio ambiente é tema de programação no Sesc Santos
O Experimenta! Comida, Saúde e Cultura está de volta ao Sesc Santos entre os dias 14 e 26 de outubro (terça-feira até o domingo seguinte), trazendo uma programação especial para quem quer repensar a relação com a comida de forma saudável e sustentável.

Nesta 9ª edição, o projeto anual do Sesc São Paulo celebra o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) e convida o público a refletir, de maneira leve e prática, sobre como as escolhas alimentares influenciam a saúde, o meio ambiente e até as relações sociais.
Ao longo do evento, o público recebe estímulos para imaginar sistemas alimentares mais conscientes e, ao mesmo tempo, fortalecer práticas comunitárias que geram impacto positivo no território. Entre as atividades, há oficinas culinárias, exibição de documentário, vivências e bate-papos com especialistas. E o melhor: tudo gratuito e aberto para a comunidade.
Uma nova visão sobre alimentação
O Experimenta! trata o comer como deve ser: uma prática que vai muito além da ingestão de nutrientes. Saúde, meio ambiente, questões socioeconômicas e outros desafios contemporâneos se encontram nessa proposta.
“A alimentação concentra dilemas contemporâneos, como a padronização dos hábitos, o avanço de doenças associadas ao consumo de ultraprocessados e os conflitos em torno do acesso ao alimento”, afirma Luiz Galina, diretor do Sesc São Paulo.
Portanto, reconhecer o vínculo entre alimentação e conservação dos ecossistemas colabora com a transformação social e a dignidade humana.
Sete eixos
O projeto se estrutura em sete diretrizes que inspiram o público a repensar o ato de comer:
- Comer é cultura;
- A saúde está na mesa;
- Diversidade no prato:
- Sabores da natureza;
- Aqui se planta, aqui se come;
- Se está na época, tem na feira;
- Cozinhar é preciso;
- Conexão comida.
Com base nessas ideias, as atividades incentivam uma relação mais sensível e afetiva com o ambiente. Além disso, fortalecem os laços com o território, os alimentos e os saberes locais, mostrando que comer bem também é uma forma de se conectar com a comunidade e com a natureza.
Comida de mentira
No dia 14 de outubro, o Sesc Santos apresenta o documentário Comida de Mentira, dirigido por Rafael Mellim e Chica Andrade. Durante a sessão, rola uma reflexão sobre a forma como os alimentos chegam à mesa e, sobretudo, sobre os impactos desse processo em nossa saúde e no planeta.
O filme explora, de maneira clara e envolvente, como a indústria dos ultraprocessados, movida principalmente pelo lucro, interfere diretamente nos hábitos alimentares e coloca em risco o bem-estar de milhões de pessoas. Além disso, o documentário mostra que essa lógica de produção também ameaça os ecossistemas e intensifica os desafios ambientais.
Logo após a exibição, o público pode continuar a reflexão em um bate-papo com a nutricionista Paula Martins. Dessa forma, a conversa amplia as discussões sobre escolhas alimentares conscientes e sustentabilidade. A sessão acontece na terça-feira, às 19h, com entrada gratuita e livre para todos os interessados.
Biodiversidade
O chef Eudes Assis conduz, no dia 15 de outubro, a oficina “Biodiversidade de Ingredientes da Mata Atlântica”. Ele apresenta a diversidade de ingredientes que esse bioma pode oferecer para os pratos do dia a dia.
A atividade acontece às 16h, com retirada de ingressos 1h antes. Indicado para maiores de 14 anos.
O futuro no seu prato
Inspirada nas recomendações da Dieta de Saúde Planetária (EAT-Lancet), a oficina O Futuro no seu Prato propõe uma experiência que conecta saúde humana e sustentabilidade ambiental. No Dia Mundial da Alimentação (16/10), às 15h, os participantes aprendem, constroem e degustam um cardápio mais saudável e equilibrado, explorando novas formas de se alimentar com consciência.
As inscrições ocorrem entre 10 e 15 de outubro pelo aplicativo Credencial Sesc SP. A atividade, voltada para pessoas a partir de 14 anos, será conduzida por Gabriela Rigote, mestre em Saúde Pública pela USP e líder do projeto Sustentarea.
Pescados
Que tal aprender receitas saborosas usando partes não tradicionais dos pescados?
No dia 17 de outubro, duas turmas (10h30 e 15h) aprendem a selecionar, limpar e preparar receitas deliciosas com partes muitas vezes descartadas.
A oficina “Aproveitamento Integral dos Pescados” é gratuita, com retirada de ingressos 1h antes. Indicado para maiores de 18 anos.
Sustentabilidade
Ainda no dia 17, às 15h, acontece a vivência “Susten-trunfo: alimentação e sustentabilidade em jogo”.
Um jogo de cartas com receitas sustentáveis visa engajar o público no tema de forma divertida. Entrada gratuita e livre. Também com Gabriela Rigote.
Chá da Tarde com avós
No dia 23 de outubro, às 16h, o bate-papo Chá da Tarde com Avós: aleitamento materno e introdução alimentar convida o público a derrubar mitos e esclarecer verdades ao lado de uma das maiores redes de apoio às famílias.
Durante o encontro, a consultora em amamentação Andressa Matinez se une a Ariane Feltrin, da Coordenação do Sesc Mesa Brasil de Santos, para conduzir a conversa de forma leve e informativa. Além disso, a entrada é gratuita e os ingressos estarão disponíveis para retirada uma hora antes do início da atividade.
Quer ver a programação completa do Experimenta!? Aqui tem.
Dia Mundial da Alimentação
Criado em 1981, o Dia Mundial da Alimentação marca o surgimento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Desde então, a data propõe uma reflexão sobre a importância dos alimentos e faz um apelo para garantir a segurança alimentar e nutricional em todo o mundo. Atualmente, 150 países realizam ações coletivas anuais em celebração à data.