Dia do Desafio em Santos: veja como ajudar a cidade a bater a meta
Que somos uma região que respira esporte, ninguém duvida. Por isso, o Dia do Desafio é uma data anual que movimenta a população da Baixada Santista em torno da atividade física. Já tivemos disputas épicas por aqui, como o dia em que 6 mil santistas puxaram um navio no muque, lembra? E, agora, chegou a hora de se mexer para o Dia do Desafio 2025 em Santos.
No dia 28 de maio (quarta-feira), o evento comemora seu 30º aniversário com uma programação cheia de ações gratuitas que promovem o exercício físico e o bem-estar como direitos universais.
E o objetivo é ter 5% a mais de pessoas praticando alguma atividade física nos próximos 4 anos. Que tal começar hoje?
Dia do Desafio 2025: o que vai rolar?
Com a coordenação do Sesc São Paulo, a edição deste ano não só visa aumentar a participação da galera, mas também fortalecer a integração comunitária. Em Santos, particularmente na Zona Noroeste, o Sambódromo Dráusio da Cruz será palco do Circuito de Miniatletismo no Bernal, com estudantes de diversas escolas em provas de atletismo adaptadas às suas idades e habilidades.
Além do atletismo, haverá também jogos cooperativos, pedal kart e patinete, além de uma série de vivências que exploram diferentes modalidades. Todas essas atividades são abertas ao público e gratuitas, inclusive com acessibilidade.
5% a mais
Liderado pela TAFISA (The Association For International Sport for All), com coordenação do Sesc São Paulo no Continente Americano e apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Dia do Desafio agora não tem mais cidades disputando umas contra as outras pelo maior número de praticantes.
Hoje em dia, existe um compromisso em 14 países e 3.500 organizações com o Plano de Ação Global sobre Atividade Física (GAPPA) 2018-2030 da OMS, baseado em quatro pilares: sociedades, ambientes, sistemas e pessoas mais ativas.
Inspirado nesse plano, o Sesc São Paulo criou a Carta de Compromisso “5% mais ativos”. Ou seja, um convite a municípios do estado para se desafiarem em aumentar em 5% o número de pessoas ativas em suas comunidades nos próximos quatro anos. Segundo a proposta, deve-se dar atenção prioritária a quem tem menos oportunidades de acesso à atividade física.
Se você faz parte de uma comunidade – seja empresa, escola, organização social ou qualquer outro grupo -, pode se cadastrar aqui para registrar sua participação.
Vem treinar no Dia do Desafio 2025 em Santos
Circuito de Mini Atletismo no Bernal
Descrição: O atletismo é uma modalidade esportiva que engloba uma variedade de disciplinas individuais e em equipe. Estudantes de 15 escolas públicas e privadas da Zona Noroeste de Santos vivenciarão a modalidade em seis estações de provas do atletismo, como saltos, corridas, lançamentos e arremessos. Para crianças de 7 a 14 anos.
Horário: 8h às 11h30 e 13h às 16h
Local: Sambódromo Passarela do Samba Dráusio da Cruz (Av. Afonso Schmidt, Castelo)
Jogos Cooperativos no Bernal
Descrição: Nos jogos cooperativos, em vez de competir uns contra os outros, os jogadores trabalham juntos para alcançar um objetivo comum, enfatizando a colaboração, comunicação e trabalho em equipe para superar desafios e completar tarefas. A partir de 6 anos.
Horário: 8h às 11h30 e 13h às 16h
Local: Sambódromo Passarela do Samba Dráusio da Cruz (Av. Afonso Schmidt, Castelo)
Pedal Kart e Patinete no Bernal
Descrição: As crianças poderão vivenciar as diferenças estruturais e práticas do pedal kart e do patinete, estimulando o equilíbrio nas manobras de forma divertida. A partir de 6 anos. Destinado para as crianças participantes da atividade de atletismo no Bernal.
Horário: 8h às 11h30 e 13h às 16h
Local: Sambódromo Passarela do Samba Dráusio da Cruz (Av. Afonso Schmidt, Castelo)
Bate-papo e Vivência com Beth Gomes – Bicampeã Paralímpica
Descrição: A santista Elizabeth Rodrigues Gomes, Beth Gomes, iniciou no basquete em cadeira de rodas e migrou para o atletismo, quebrando 35 recordes mundiais. Bicampeã paralímpica no lançamento de disco – F53 e medalhista de prata no arremesso de peso – F54 em Paris 2024, superou a esclerose múltipla e inspira gerações com sua trajetória de superação. A partir de 6 anos.
Horário: 15h às 16h (no Sambódromo) e 10h30 às 11h30 (no Sesc Santos – Ginásio)
Local: Sambódromo Passarela do Samba Dráusio da Cruz (Av. Afonso Schmidt, Castelo) e Sesc Santos – Ginásio
No Sesc Santos
Defesa Pessoal Inclusiva
Descrição: Atividade adaptada para pessoas com deficiência busca desenvolver habilidades de autodefesa e aumentar a confiança dos participantes, respeitando suas capacidades individuais e necessidades específicas. Para diferentes tipos de deficiência, sejam elas físicas, visuais, auditivas ou intelectuais. A partir de 6 anos.
Horário: 9h às 11h e 14h às 16h
Local: Sesc Santos – Toca
Feira de Exposição de Instiuições
Descrição: Um espaço dedicado à troca de experiências, integração e divulgação do trabalho de diversas entidades que atuam na inclusão e no desenvolvimento social. A feira contará com apresentações especiais das entidades, destacando suas iniciativas, histórias de impacto e oportunidades de envolvimento. Confirmada a participação do LMC, APAE, ABASE, Capoeira para Todos e Vilas Criativas. A partir de 6 anos.
Horário: 9h às 17h
Local: Sesc Santos – Convivência
Futebol de Amputados
Descrição: O futebol para amputados é uma modalidade adaptada para jogadores com amputação em membros inferiores que utilizam muletas para se locomover, e goleiros com amputação em um dos braços. Um esporte que exige habilidade e trabalho em equipe. A partir de 6 anos.
Horário: 9h às 11h e 14h às 16h
Local: Sesc Santos – Quadra externa
Jogos de Raquete com Meirycoll Duval
Descrição: Uma experiência enriquecedora com uma das principais atletas paralímpicas brasileiras do tênis de mesa e tênis, Meirycoll Duval. A atleta compartilha sua trajetória, os fundamentos básicos dos jogos com raquete, e demonstra técnicas adaptadas aos participantes. A partir de 6 anos.
Horário: 9h às 13h e 14h30 às 18h
Local: Sesc Santos – Quadra externa
Rafting
Descrição: O rafting na piscina é uma adaptação inovadora e segura do esporte radical, em um ambiente controlado e acessível. Utilizando um bote inflável específico para piscinas, os praticantes vivenciam simulações de corredeiras através de ondas e movimentos gerados artificialmente, aprendendo técnicas básicas da modalidade. A partir de 6 anos.
Horário: 9h às 13h e 17h às 20h
Local: Sesc Santos – Parque Aquático
Atividades Circenses Inclusivas
Descrição: Explore a magia do circo de forma acessível e adaptada. Aberta a todas as pessoas, as vivências circenses possibilitam uma experiência única. Duração: 60 min. A partir de 6 anos.
Horário: 9h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h (sessões com Audiodescrição, Recursos Táteis, Tradução em Libras e Formato Alternativo às 11h e 16h)
Local: Sesc Santos – Sala de Múltiplo Uso
Circuito Inclusivo de Atletimo
Descrição: No ginásio adaptado, participantes vivenciam provas de velocidade, salto em altura e distância, arremesso de peso e lançamento adaptado, promovendo acessibilidade e inclusão no esporte, aberta a todas as pessoas. A partir de 6 anos.
Horário: 9h às 13h e 14h às 20h
Local: Sesc Santos – Ginásio
Basquete em Cadeira de Rodas
Descrição: Modalidade esportiva dinâmica e inclusiva, adaptada para pessoas com deficiência física que afeta a mobilidade. Com regras semelhantes ao basquete tradicional, o esporte exige habilidades como agilidade, precisão e trabalho em equipe. A partir de 6 anos.
Horário: 9h às 11h e 14h às 16h
Local: Sesc Santos – Quadra externa
Circuito de Psicomotricidade e Jogos Cooperativos
Descrição: Combina diferentes estações de exercícios e desafios motores com jogos que estimulam a cooperação entre os participantes, promovendo valores como empatia, trabalho em equipe e comunicação, criando um ambiente onde o sucesso coletivo é mais importante que a competição individual. A partir de 6 anos.
Horário: 9h às 13h e 14h às 18h
Local: Sesc Santos – Convivência
Futebol de Cinco (5)
Descrição: O Futebol de Cinco no Campo Soçaite é uma modalidade inclusiva para pessoas com deficiência visual, usando bola sonora e orientação do goleiro e chamador. A atividade desenvolve percepção auditiva, coordenação e trabalho em equipe. A partir de 6 anos.
Horário: 11h às 13h e 16h às 18h
Local: Sesc Santos – Quadra externa
Capoeira Adaptada
Descrição: Modalidade inclusiva preserva a essência cultural e histórica da capoeira tradicional, adaptando seus movimentos, ritmos e dinâmicas para atender às necessidades específicas de pessoas com diferentes tipos de deficiência. A partir de 6 anos.
Horário: 11h às 13h e 16h às 18h
Local: Sesc Santos – Toca
Rugby em Cadeira de Rodas
Descrição: Esporte intenso, estratégico e cheio de emoção foi criado especialmente para pessoas com deficiência nos quatro membros. A modalidade, que mistura elementos do basquete, handebol e hóquei, é jogada em quadras e utiliza cadeiras de rodas reforçadas para suportar os impactos das jogadas. A partir de 8 anos.
Horário: 11h às 13h e 16h às 18h
Local: Sesc Santos – Quadra externa
Roda Cooperativa Inclusiva de Capoeira Para Todos
Descrição: Dedicado à valorização da capoeira como ferramenta de inclusão, socialização e empoderamento. Com uma abordagem acessível, pessoas de todas as idades poderão vivenciar essa expressão cultural rica em movimento, música e história. A partir de 6 anos.
Horário: 19h às 20h
Local: Sesc Santos – Convivência
Mais do que só um dia
O Dia do Desafio transcende a ideia de apenas 24 horas. Trata-se de uma reflexão sobre a importância da atividade física contínua e seu papel na construção de comunidades mais saudáveis e integradas.
Segundo o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel, 2023), do Ministério da Saúde, dos 34,8 milhões de brasileiros que vivem nas capitais do país, apenas 54% praticam atividade física regularmente. O mesmo estudo aponta que apenas 40,6% das pessoas com 18 anos ou mais, na média das capitais brasileiras e do Distrito Federal, realizam atividade física nos níveis estipulados pela OMS.
No Brasil, a edição de 2024 do Dia do Desafio contou com a participação de 20 estados, 894 cidades e 1007 instituições, que somaram 115.083 atividades e 4.836.921 pessoas atendidas. Fora do Brasil, a campanha contou com a participação de 12 países e 59 instituições, que totalizaram 12.934 atividades e 923.244 pessoas atendidas.