Depois de 2 anos batendo na trave, Santos vence Jogos Regionais
Após nove dias de disputas intensas em São Bernardo do Campo, nossa delegação conquistou o primeiro lugar geral entre 166 cidades, somando 360 pontos e vencendo em nada menos que 31 modalidades.
Foram dois anos de segunda colocação, mas, em 2025, Santos volta a dominar os Jogos Regionais. A delegação santista trouxe de volta para a região o título de campeã geral dos Jogos Regionais após uma atuação marcada por força coletiva e muita estratégia. Durante nove dias, atletas santistas ocuparam São Bernardo do Campo e, competindo em 44 modalidades diferentes, encerraram a 67ª edição do evento acumulando 360 pontos, uma margem confortável sobre Praia Grande (291 pontos) e a anfitriã, São Bernardo (227).
O resultado renovou o poder de Santos no cenário esportivo regional, evidenciando não só o potencial de seus talentos, mas também o investimento e a mobilização de toda a comunidade esportiva do município.
O que são os Jogos Regionais?
A disputa acontece anualmente, sempre em julho, entre municípios do estado de São Paulo. É uma realização da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, em conjunto com os municípios-sede. São 8 regiões participantes. E, em 2025, a competição reuniu nada menos do que 15.432 atletas e 166 municípios.
Os melhores atletas e equipes garantem vaga nos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, que são entre outubro e novembro.
Competições assim ajudam a incentivar não apenas o rendimento, mas também a iniciação esportiva de base e o surgimento de novos talentos.
Os bastidores da conquista
O planejamento começou ainda no início do ano. E resultou em títulos expressivos.
Santos subiu ao lugar mais alto do pódio em 31 das 44 modalidades, conquistando ainda sete vices, dois terceiros lugares e quatro quartas posições.
Agora, os atletas finalizam esta etapa com o olhar voltado para os próximos desafios, incluindo a disputa dos Jogos Abertos do Interior, em que a cidade busca novamente se destacar entre os maiores polos esportivos de São Paulo.
Santos nos Jogos Regionais 2025
Neste ano, a Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) levou cerca de 400 atletas e uma equipe de apoio robusta, em um total de 550 pessoas.
Entre os destaques, tem conquistas nas modalidades tradicionais como vôlei, basquete, ginástica e judô, mas também performances de excelência em esportes como capoeira, biribol, ciclismo e futebol, com representantes de várias gerações integrando a equipe. O resultado reafirma a conexão da cidade não só com a valorização da prática esportiva, mas com a formação de atletas para além dos limites caiçaras.
O retorno de Santos ao topo do pódio dos Jogos Regionais aconteceu graças à mescla entre novatos promissores, como Anthony Lobo e Matheus Antunes, ambos de 13 anos, e atletas experientes como Gilberto da Cunha, campeão nas damas aos 67 anos.
O desempenho do time sub-21 supreendeu. A equipe conquistou títulos no vôlei e handebol feminino com campanhas praticamente impecáveis. E isso é fantástico, pois expande ainda mais a presença do município nos esportes de base.
Atletas conhecidos do cenário nacional, como Fernando Scheffler e Léo de Deus (natação), também deram sua contribuição. E Lauro Chamam, medalhista paralímpico, brilhou no ciclismo convencional.
Entre as conquistas, o basquete 3×3 fez história ao vencer logo em sua estreia na competição. Enquanto isso, o futebol masculino trouxe prata após anos sem pódio, com o emblemático sub-20 do Dale Capela na sua primeira participação.
Modalidades como capoeira, tênis, taekwondo, e futsal confirmaram o favoritismo e ajudaram a manter Santos no topo da classificação geral.
A delegação também conquistou posições de destaque em categorias de ginástica, atletismo e xadrez, indicando a diversidade do trabalho esportivo local.