Copa do Mundo em Santos
Faltam menos de 370 dias para a próxima Copa do Mundo, que todos sabem, acontecerá no Brasil. Sem levantar a polêmica sobre os impactos positivos e negativos, prioridades e absurdos, que esta decisão gerou, fato é que o evento que irá o expor o que nosso país tem de melhor (e de pior). E Santos, além de outras 3 cidades da Baixada Santista, foi escolhida como cidade com potencial turístico, próximo às cidades sede, e que entraram para o catálogo da Fifa. Mas será que estamos nos preparando suficientemente para receber estes turistas?
Santos, São Vicente, Guarujá e Peruíbe foram selecionadas pela Match Connections (Agência oficial da FIFA) e apresentadas como cidades turísticas para visita dos torcedores e fãs da Copa do Mundo.
Fato este que gerou uma série de investimentos do Governo Federal, Estadual e Municipal na melhoria dos destinos e na capacitação das pessoas que receberão estes turistas.
Na semana passada estive numa reunião do comitê Pró-Copa de Santos, que foi montado para organizar e discutir as ações que envolvem a Copa do Mundo na nossa cidade, e alguns pontos de melhoria (ou paliativos) foram discutidos.
Achei interessante trazer isso pra conhecimento público porque parece que esta discussão está longe do nosso alcance, mas muito pelo contrário, é a NOSSA VIDA, nossa rotina, nosso dia a dia, que será alterado enquanto o evento acontecer!
Vamos a cada um dos itens levantados:
– BASE AÉREA: infelizmente a base aérea prometida para ser instalada no Guarujá não sairá do papel a tempo da Copa. Mas haverá investimento numa pista que comporte o transporte da seleção que se hospedar em Santos.
– PRESS TRIP com Jornalistas Estrangeiros: equipes de jornalistas do mundo todo estão sendo convidados para conhecer as 4 cidades que receberão turistas por conta da Copa. Esta é uma ação que já pode estar surtindo efeito. Tenho visto muitos turistas estrangeiros nas ruas de Santos.
– RODOVIÁRIA: com estrutura que não condiz com o tamanho de uma cidade como Santos, receberá investimentos para melhorias paliativas, já que não haverá tempo para obras de aumento de sua capacidade aconteçam. Uma pena já que este aumento seria ótimo não só pros turistas, mas principalmente pros munícipes.
– TAXISTAS: a prefeitura promete a melhoria das condições de trabalho dos taxistas. Acho que eles devem mesmo é se preocupar com a capacitação deles e a fiscalização dos “preços fechados” das corridas que sempre acontece em grandes eventos.
– SELEÇÕES: nossa cidade receberá uma (ou duas) seleções mundiais. Até hoje muitas vieram conhecer a cidade e a estrutura oferecida. Parece que a mais “bem colocada” é a seleção do México, mas outros países como Inglaterra, Alemanha, Coréia do Norte e Suiça já vieram espiar a gente!
– SEGURANÇA: como já acontece na temporada, é certo que receberemos reforço do número de policiais durante o evento. Será que vai ser suficiente pra evitar os trombadinhas puxando correntes de ouro na orla da praia? Alias, esse é o menor dos problemas, né?
– MUSEU PELÉ: com inauguração prevista até o final do ano, o Museu Pelé é a grande aposta da prefeitura e servirá como chamariz para os turistas da Copa. É realmente uma grande sacada! Eu, turista, adoraria visitar o Museu Pelé. Espero que a curadoria seja de ponta e crie uma exposição interessante.
– SINAL DE TELEFONIA e INTERNET: as empresas de telefonia têm planos da melhoria do sinal na Baixada já que será preciso um link rápido para transmitir, internacionalmente, as informações. Alô Claro e Tim, pegaram essa?
– CAPACITAÇÃO: funcionários públicos, do parque hoteleiro, taxistas, e muitos outros setores têm sido capacitados em idiomas e outros cursos de hotelaria através de iniciativas municipais e federais como o Pronatec na Copa. Alias, a gente torce pra essa capacitação melhore o atendimento em Santos, porque pior do que está, é difícil!
– CONCAIS: também não ficará pronta, a tempo, as obras de aumento da capacidade do terminal do Concais. Se tem um ramo turístico que tem crescido paulatinamente é o dos cruzeiros. Um investimento que beneficie esse setor não é só importante na Copa!
– ACESSO À CIDADE: Não sei se todos já fizeram as contas. Eu não tinha feito. Mas a Copa do Mundo 2014 acontecerá junto com a alta safra dos cereais. Alguém consegue dar um chute do que acontecerá com a entrada de Santos + fretados + turistas? Prefiro não comentar e esperar uma ideia (dessa vez brilhante MESMO!) das autoridades!
Santos também receberá eventos especiais planejados e desenvolvidos pelo Governo do Estado. A cidade será piloto e deve servir como um test drive pra que nosso governador sinta o quanto estamos preparados.
Alias, na reunião que participei, a representante do governo parabenizou os esforços que já acontecem em Santos e disse que estamos adiantados. Oi? Se a gente está bombando na preparação pra Copa, mas ninguém vê muita coisa acontecendo, imagine a cidade que não está!
Não quero levantar nenhuma bandeira. Às vezes sou a favor, às vezes contra a Copa. Consigo ver lados positivos e negativos (talvez em sua grande maioria) mas fato é que ela vai sim acontecer na nossa “casa”. No caso dos santistas, no nosso “quintal”.
O ano de 2014 terá 2 temporadas: em janeiro e em junho/julho. Será que a gente aguenta?