Conheça os atletas da Baixada Santista nas Olimpíadas de Paris 2024
Caraca, a gente tá muito olímpica! Entre memes, medalhas e momentos inesquecíveis, chegou aquele período que acontece de quatro em quatro anos em que o esporte domina os noticiários e o imaginário da galera. Nossa torcida é para o Brasil (e para as crianças japonesas caírem do skate, desculpa), mas claro que o coração bate mais forte quando tem atletas da Baixada Santista nas Olimpíadas de Paris 2024.
E quem são eles?
Foto: Wander Roberto/COB
Temos 16 representantes da região na delegação brasileira competindo, entre quem nasceu e quem treina em terras 013. Os atletas de Santos e região disputam em judô, natação, maratona aquática, skate, atletismo, ginástica rítmica, taekwondo e tênis de mesa.
Um dos destaques é Ana Marcela Cunha, que vai pela quarta vez para os Jogos Olímpicos. Apesar de não ser natural de Santos, escolheu a cidade há muitos anos para viver e desenvolver sua carreira. A nadadora de 32 anos busca repetir o feito de Tóquio 2021, quando conquistou a medalha de ouro na maratona aquática de 10km.
A Unisanta é a base da seleção brasileira de natação, com 8 atletas disputando provas até o dia 9 de agosto, entre natação e maratona aquática. Aliás, a universidade santista é o quarto clube do Brasil em números de atletas enviados aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Veja quem são os outros atletas da Baixada Santista nas Olímpiadas de Paris 2024
Guilherme Costa – natação
O “Cachorrão” participa da competição de águas abertas (a mesma de Ana Marcela) e também nas piscinas, nas modalidades 200m, 400 m, 800m e no revezamento 4x200m livre.
Beatriz Dizotti – natação
Nada nos 1.500m livre
Gabrielle Roncatto – natação
Nada nos 400m livre e 4x200m livre.
Maria Paula Heitmann – natação
Nada nos 4×200 livre.
Stephanie Balduccinni – natação
Nada nos 4x100m livre, 4x200m livre e 4x200m medley misto.
Guilherme Bassetto – natação
Nada nos 4×100 medley misto.
Giovana Reis – natação
Nada nos 4×100 livre
Mafê Costa – natação
Nada 200m, 400m, 800m e 4×200 livre.
Larissa Pimenta – judô feminino até 52 kg
Primeira mulher a ganhar uma medalha pelo Brasil em Paris 2024, a atleta de São Vicente já começou as Olimpíadas dando muito orgulho pra todos os brasileiros!
Beatriz Souza – judô feminino até 78 kg
A primeira medalha de ouro do Brasil em Paris 2024 veio pelo tatame, com essa atleta nascida em Peruíbe!
Kelvin Hoefler – skate na modalidade street
Nascido em Itanhaém e criado em Guarujá, foi um dos destaques do Brasil em Tóquio, quando a modalidade fez sua estreia olímpica e ele trouxe a medalha de prata.
Gabi Mazetto – skate street
A skatista de Praia Grande treina em Santos e representa a FUPES. Ela não disputou Tóquio porque estava grávida e agora chega com tudo nas pistas francesas.
Victoria Borges – ginástica rítmica
A santista de 21 anos começou a praticar o esporte no colégio e agora brilha na seleção.
Maria Clara Pacheco – taekwondo
Compete na categoria até 58 kg
Guilherme Teodoro – tênis de mesa
Nascido em Santos, mas residente em Guarujá.
E mais: o chefe da Missão Olímpica Brasileira é de Santos! O ex-judoca Rogério Sampaio, medalhista de ouro em Barcelona-92, atua como diretor-geral do Comitê Olímpico Brasilleiro (COB).