Como participar do Hora da Cultura Digital, um edital de apoio à arte em Santos
A arte tem salvado nessa quarentena.
Mas e quem salva os artistas que não podem trabalhar por conta do isolamento social?
Essa é uma questão que tem sido debatida desde que a pandemia começou. Na última terça-feira, 26 de maio, a Câmara dos Deputados aprovou a Lei Aldir Blanc – que, em resumo, prevê um auxílio emergencial de R$ 600 para artistas informais prejudicados pela crise. Enquanto o projeto de lei precisa passar pelo Senado, os artistas de Santos não precisam esperar tanto tempo.
Está sabendo da Hora da Cultura Digital?
Primeiramente, vamos explicar que a iniciativa inédita prevê apresentações artísticas e culturais, além de produções audiovisuais, nos canais eletrônicos da Prefeitura. Os selecionados serão contratados e receberão R$ 650 pela participação.
“Em momentos como este, é de suma importância que a grande parte da população, que se encontra em isolamento social em seus lares, exerça atividades culturais para melhor enfrentar este período de adversidades. É também nosso dever propor soluções para amenizar a crise econômica, principalmente de artistas, profissionais autônomos que dependam financeiramente das atividades culturais para se manter”, comentou o secretário de Cultura, Rafael Leal.
De acordo com o edital, serão contempladas apresentações artísticas e culturais de:
- Música;
- Circo;
- Dança;
- Teatro;
- Contação de história;
- Literatura;
- Artes visuais;
- Audiovisual (curtas metragens e webséries);
Ainda segundo o edital (que pode ser conferido aqui), os interessados devem residir em Santos há, no mínimo, seis meses e serem maiores de 18 anos. Além disso, os selecionados devem saber que estão cedendo os direitos do vídeo gravado para a apresentação online.
Como participar do Hora da Cultura Digital
Você tem interesse? Então corra para fazer a sua inscrição.
As propostas devem ser enviadas até o dia 9 de junho (terça-feira) pelo e-mail [email protected]. Os interessados precisam enviar o vídeo da sua apresentação, gravado em ambiente próprio, sem a presença de público, respeitando, assim, as orientações da comunidade médica para barrar o contágio do novo coronavírus.
Mais detalhes sobre o envio estão disponíveis no edital.
A seleção será realizada por comissão formada por representantes do Conselho Municipal de Cultura, Câmara Municipal e da Secult.
De acordo com a pasta, o recurso do projeto virá de emendas dos vereadores.